Espanha prepara aumento do salário mínimo para mil euros

  • ECO
  • 3 Dezembro 2020

O aumento, que será negociado nas próximas duas semanas com os parceiros sociais, poderá avançar numa altura de crise económica causada pela pandemia e pelas restrições impostas.

O Governo espanhol está a preparar um decreto para aumentar o salário mínimo nacional no país para mil euros no início do próximo ano, segundo o El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol). Nas próximas semanas, o Executivo irá negociar os termos da subida com os parceiros sociais.

Apesar de o tecido empresarial não concordar com a subida do salário mínimo nacional, o secretário de Estado do Emprego e da Economia Social, Joaquin Perez Rey, afirmou na quarta-feira que o Ministério vai reunir nas próximas duas semanas para que os parceiros sociais estabeleçam os critérios necessários para que a subida avance.

O aumento poderá ser concretizado numa altura de forte crise económica causada pela pandemia e pelas restrições impostas para a combater. Mas o Governo de coligação liderado por Pedro Sanchéz comprometeu-se com uma subida de 60% ao longo da legislatura, o que implicaria colocá-lo em 1.200 euros mensais. Em Portugal, também se discute o aumento do salário mínimo, mas em 23,75 euros face aos 635 euros de 2020.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Espanha prepara aumento do salário mínimo para mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião