Entrar no mercado de trabalho em recessão penaliza salário durante dez anos

  • ECO
  • 23 Novembro 2020

Estudos demonstram que aqueles que encontram primeiro emprego durante período de recessão têm rendimentos penalizados durante mais de uma década.

Quem entra no mercado de trabalho com a economia numa situação de recessão arrisca-se ter salários mais baixos durante muito tempo. Anteriores crises mostram que a perda salários demora entre dez a 15 anos a ser corrigida e quem está agora à procura do primeiro emprego arrisca-se a suportar a mesma consequência nos próximos anos por causa da crise da pandemia, segundo avança o Público (acesso condicionado).

Estudos realizados tanto a nível internacional, como especificamente para Portugal, revelam que aqueles que procuram o primeiro trabalho no pico da crise encontram “grandes efeitos iniciais nos rendimentos, na oferta de trabalho e nos salários que tendem a dissipar-se dez a 15 anos mais tarde, de acordo com o economista da Universidade da Califórnia, Till von Wachter.

Em Portugal, Pedro Martins, que foi secretário de Estado do Trabalho entre 2011 e 2013, concluiu em 2010 que os salários de entrada no mercado de trabalho foram 1,8% superiores quando a taxa de desemprego era 1% mais baixa. O economista realizou o estudo em conjunto com Gary Solon e Jonathan Thomas, com base em dados referentes ao período de 1982 a 2007.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Entrar no mercado de trabalho em recessão penaliza salário durante dez anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião