PSI-20 sobe há seis sessões. BCP valoriza quase 2%

O PSI-20 fechou em terreno positivo nesta quarta-feira, subindo pela sexta sessão consecutiva para máximos do início de março. O BCP contribuiu para a valorização do índice lisboeta.

O PSI-20 subiu 0,32% para os 4.774,19 pontos esta quarta-feira, acumulando seis sessões consecutivas de ganhos. Desde janeiro deste ano, antes da crise pandémica chegar à Europa, que o PSI-20 não registava um ciclo de subidas tão longo.

O principal índice português está a negociar em máximo do início de março, mês em que as bolsas mundiais, incluindo o PSI-20, afundaram por causa da crise pandémica. A bolsa nacional está assim perto de recuperar das perdas provocadas por esse choque.

As bolsas europeias também fecharam ligeiramente em alta, como foi o caso do alemão DAX (+0,6%) ou do britânico FTSE (+0,26%), assim como o espanhol IBEX (+0,1%). Contudo, o índice francês (CAC) e irlandês, por exemplo, desvalorizaram ligeiramente.

A beneficiar a negociação bolsista esteve a notícia de que tanto no Brexit como na “bazuca” europeia há avanços positivos. A União Europeia e o Reino Unido chegaram a um acordo de princípio sobre a relação comercial futura, mas ainda há temas por resolver, nomeadamente a política de concorrência, como lembrou Angela Merkel, que referiu que a UE está preparada para um não-acordo.

No caso do fundo de recuperação europeu, a Polónia e a Hungria deverão deixar de bloquear o acordo final no Conselho Europeu após várias semanas de negociação com a presidência alemã. Segundo a imprensa europeia, a solução passará por uma declaração interpretativa do mecanismo de Estado de Direito que ficará ligado aos fundos europeus de forma a esclarecer alguns pontos que os dois países criticavam.

Em Lisboa, o destaque vai para o BCP que valorizou 1,74% para os 12,87 cêntimos, alcançado também um máximo de março deste ano. As ações do banco estão a subir há quatro sessões consecutivas.

BCP acelera em Lisboa

Ainda em alta esteve a Altri, que subiu 2,96% para os 5,22 euros e a Mota-Engil, que valorizou 2,57% para os 1,43 euros, após ter revelado que ganhou no México um novo contrato.

Por outro lado, houve apenas três cotadas em queda: a Nos desceu 1,28% para os 3,24 euros, a EDP Renováveis desvalorizou 0,96% para os 18,5 euros e a Galp Energia cedeu 0,59% para os 9,16 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 sobe há seis sessões. BCP valoriza quase 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião