Nas notícias lá fora: défice dos EUA, PIB espanhol e vacina da Pfizer

  • ECO
  • 11 Dezembro 2020

Nos EUA, o défice federal aumentou, em termos homólogos, 25,1% nos dois primeiros meses do ano fiscal. Em Espanha, Nadia Calviño assegura que o PIB espanhol vai continuar a crescer este trimestre.

Os números em torno do impacto económico da crise provocada pela pandemia continuam a chegar. Nos Estados Unidos, o défice aumentou, em termos homólogos, 25,1% nos dois primeiros meses do ano fiscal. E em Espanha, a vice-primeira-ministra assegura que o PIB vai manter uma tendência de crescimento no quarto trimestre deste ano. Ainda no plano pandémico, um painel de especialistas norte-americanos considerou que os benefícios conhecidos da vacina da Pfizer superam os riscos.

El Economista

Vice-primeira-ministra espanhola assegura que Espanha vai crescer este trimestre, apesar do impacto da pandemia

A vice-primeira-ministra espanhola, que é também ministra dos Assuntos Económicos e da Transformação Digital, assegurou que o Produto Interno Bruto (PIB) espanhol vai manter uma tendência de crescimento no quarto trimestre deste ano, isto apesar do impacto das medidas restritivas aplicadas na segunda vaga da pandemia. “Os cenários mais negativos vão-se desvanecendo e, com muita cautela, prevemos que no quarto trimestre continuaremos a recuperar e seguindo uma evolução positiva do PIB”, assinalou Nadia Calviño. A seu ver, a segunda vaga da pandemia “não será tão dura, em termos económicos, como a primeira”. Nas últimas previsões da Comissão Europeia, Espanha viu as estimativas de Bruxelas serem agravadas, apontando para uma contração de 12,4%, pior que os 10,9% da anterior estimativa.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Associated Press

Défice dos EUA aumenta 25,1% nos dois primeiros meses do ano fiscal

O défice federal dos EUA subiu, em termos homólogos, 25,1% nos dois primeiros meses do ano fiscal, anunciou o Departamento do Tesouro. O défice acumulado em outubro e novembro ascende a 429,3 mil milhões de dólares (353,5 mil milhões de euros), que compara com os 343,3 mil milhões de dólares registados naqueles meses de 2019. O défice reflete um aumento de 8,9% nos gastos, para 886,6 mil milhões de dólares, e uma descida de 2,9% nas receitas fiscais, para 457,3 mil milhões. No ano fiscal de 2019, que terminou em 30 de setembro, o défice atingiu um valor recorde de 3,1 biliões de dólares.

Leia a notícia completa na Associated Press (acesso livre, conteúdo em inglês).

Financial Times

Painel de ciência dos EUA votam a favor da vacina da Pfizer/BioNTech

Um painel de conselheiros externos à agência reguladora do medicamento dos EUA, a Food and Drug Administration (FDA)​, votou a favor da aprovação do uso de emergência da vacina da Pfizer contra a Covid-19 do outro lado do Atlântico. Os especialistas defenderam que os benefícios desta vacina são maiores que os riscos, para indivíduos com mais de 16 anos. Após um debate acalorado, 17 membros votaram a favor, enquanto quatro votaram contra e um se absteve. A votação abre o caminho para uma decisão final da FDA, que pode chegar nos “próximos dias”, para aprovar a vacina da Pfizer com o parceiro alemão BioNTech, depois de esta já ter sido autorizada no Reino Unido –– tendo este país arrancado já com o plano de vacinação –, Canadá e no Bahrein.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Bloomberg

Disney+ arrecada 86,8 milhões de assinantes em ano de queda das bilheteiras

O serviço de streaming Disney+, lançado pela Walt Disney em novembro de 2019, arrecadou 86,8 milhões de assinantes até ao início de dezembro, alcançando num ano o objetivo que tinha sido projetado para 2024. Com as receitas das bilheteiras em queda livre e vários parques temáticos encerrados por causa da pandemia de Covid-19, a Walt Disney disse aos investidores na sua apresentação anual que vai dirigir o seu foco para as plataformas dirigidas diretamente aos consumidores. “O Disney+ excedeu as nossas expectativas mais loucas”, afirmou o CEO da Walt Disney, Bob Chapek.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Aljazeera

Magnata dos media Jimmy Lai acusado ao abrigo da lei de segurança nacional

O magnata dos media de Hong Kong Jimmy Lai, conhecido pelas posições pró-democracia, foi acusado ao abrigo da lei de segurança nacional do território. Jimmy Lai, de 73 anos, proprietário do jornal Apple Daily, que tem liderado as críticas ao executivo de Hong Kong, alinhado com Pequim, foi acusado por suspeita de conluio com forças estrangeiras e por pôr em perigo a segurança nacional. Lai já tinha sido detido por suspeitas de violar a lei de segurança nacional em agosto, mas foi libertado pouco depois sob fiança, sem ser formalmente acusado.

Leia a notícia completa na Aljazeera (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: défice dos EUA, PIB espanhol e vacina da Pfizer

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião