Preço médio das prendas de Natal desce para 22 euros em 2020

Vestuário, cultura e perfumaria são as prendas que os portugueses mais querem receber no Natal. O preço médio de cada prenda baixou 16 euros face a 2019, para 22 euros em 2020.

As intenções dos portugueses de oferecerem prendas no Natal mantêm-se estáveis face ao ano passado, apesar da pandemia de Covid-19. No entanto, o preço médio por cada presente desceu de 38 euros para 22 euros, uma redução de 16 euros face a 2019, mostra um inquérito realizado pelo Observador Cetelem. A maioria quer receber vestuário, produtos culturais ou de perfumaria.

Os portugueses pretendem continuar a oferecer prendas nesta época festiva e, em média, um presente por pessoa. Mas os inquiridos vão dar, no total, prendas a cinco pessoas, menos uma do que no ano passado.

No que diz respeito às ofertas, metade dos inquiridos escolhe vestuário (50%) e produtos culturais (30%). Adicionalmente, vinhos e outras bebidas (45%) e brinquedos (47%) encontram-se também na lista das ofertas.

As ofertas vão ao encontro do que os portugueses mais querem receber. Em 2020, vestuário continua a ser a prenda preferida de 34% dos inquiridos neste estudo. No entanto, o destaque vai para os produtos culturais, um desejo de 28% dos portugueses, mais 14% do que em 2019. Por outro lado, artigos de perfumaria viram um decréscimo de nove pontos percentuais, ficando-se pelos 27%.

Na lista do “Pai Natal” estão ainda relógios/joias e bebidas (16%) e dinheiro, que no ano passando, encontrava-se no pódio dos desejos de Natal e, este ano, é apenas ansiado por 12% dos inquiridos.

Centros comerciais são local preferido para compras

Apesar da pandemia e das medidas existentes, os centros comerciais continuam a ser o local preferido para fazer as compras de Natal para seis em cada dez portugueses. É, ainda assim, uma descida em comparação com 2019 (76%). Segue-se os super e hipermercados (41%) e as lojas de comércio tradicional, que tiveram um aumento da procura em 2020, de 24% para 28%.

O comércio eletrónico é escolhido por apenas 10% dos inquiridos. E, mesmo assim, 82% dos portugueses informam-se nas lojas físicas antes de realizarem a compra. Na internet, os produtos culturais lideram as compras de presentes (66%), seguindo-se brinquedos (45%) e vestuário e acessórios (44%). Com as compras online, os portugueses pretendem gastar cerca de 109 euros.

Mais de metade dos portugueses começou — ou vai começar ainda — as compras, a duas semanas do Natal. Em 2020, as compras começam mais tarde do que em 2019.

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