Iberia vai comprar Air Europa por 500 milhões de euros, mas só paga em 2026
A Iberia chegou a acordo com os donos da Air Europa e conseguiu reduzir para cerca de metade o valor a pagar. Pagamento acontece em cinco anos.
A Iberia vai passar a ser dona da Air Europa. A companhia aérea espanhola chegou a acordo com o Grupo International Airlines (IAG), que a detém, alcançando novas condições de preço e formas de pagamento. De acordo com o El Confidencial (conteúdo em espanhol), o negócio será fechado por 500 milhões de euros e o pagamento acontecerá apenas em 2026.
Há um ano, as partes tinham chegado a entendimento para fechar este negócio por 1.000 milhões de euros. Contudo, após várias discussões, este valor caiu para cerca de metade. Isto depois de a Iberia se ter reunido com o Conselho de Administração do IAG esta quarta-feira, onde foi avaliado o impacto que o Brexit terá nas operações da Air Europa. Por enquanto, a operação está apenas pendente da Empresa Estatal de Participação Industrial (SEPI), que tem de aceitar renunciar à nomeação dos dois administradores que a representam no empréstimo concedido à Globalia, dona da Air Europa.
É exatamente devido a esse empréstimo que o pagamento só acontecerá em 2026. Isto porque a SEPI emprestou 475 milhões de euros à Air Europa em novembro e só daqui a cinco anos é que a companhia aérea deverá ter este montante liquidado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Iberia vai comprar Air Europa por 500 milhões de euros, mas só paga em 2026
{{ noCommentsLabel }}