BRANDS' TRABALHO Employer branding. Uma ferramenta para atrair e reter talento
Helga Piçarra, Consultora Senior EY, People Advisory Services, explica os diferentes benefícios que o employer branding pode trazer para a gestão de talentos.
As empresas são conhecidas por diversos fatores: produtos, serviços, cultura, impato na sociedade, etc., que servem como motivos para atrair ou retrair candidatos às suas vagas de emprego. Neste sentido é importante que a reputação de uma empresa transmitida ao público, pelos seus colaboradores, seja positiva.
O employer branding surge como um conjunto de estratégias com a intenção de projetar e agregar o valor da empresa no mercado. É uma ferramenta concentrada na atração, gestão e retenção de talento e está estreitamente interligada com a cultura e com a estratégia da empresa.
É muito mais do que um plano de comunicação. A construção de uma estratégia de employer branding deve ser pensada a longo prazo, estar alinhada com os valores e estratégia global da empresa e deve ser trabalhada tanto interna como externamente.
Assim como a estratégia global da empresa é devidamente planeada, a política de employer branding também o deve ser. Devem ser definidas iniciativas compatíveis com os serviços e produtos que a empresa oferece. Além disso, a relação empresa-colaborador deve ser fortalecida. Compensações competitivas, formação, ações de responsabilidade social, são elementos que servem como um diferencial para atração e retenção de pessoas. É importante que os colaboradores vivam a cultura da empresa, tenham sentimento de pertença, orgulho em vestir a camisola, para que estes possam ser os principais porta-vozes da experiência e dos benefícios de ser um colaborador, um cliente ou parceiro da empresa.
"A criação de políticas de retenção de talento alinhada à employer branding têm um impacto direto na redução do turnover das empresas.”
Que benefícios o employer branding pode trazer para a gestão de talentos?
- Reforçar a Cultura da Empresa
Os valores e cultura organizacional, são os pontos fundamentais para uma employer branding bem-sucedida. A promoção do alinhamento e integração, tanto dos antigos como dos novos colaboradores com os valores da empresa, irá facilitar o trabalho em equipa e o propósito de alcançar os objetidos traçados. Uma cultura organizacional forte, cria por si só, promotores da empresa e isto irá impactar positivamente na produtividade.
- Atrair talentos alinhados com a cultura da empresa
Muitas empresas enfrentam hoje o desafio de gerir devidamente o seu quadro de talentos, pois o mercado está cada vez mais competitivo e os profissionais cada vez mais ambiciosos. Uma empresa com uma marca forte e positiva tem a capacidade de atrair e reter, sem muito esforço, o melhor talento do mercado. Desta forma serão os seus próprios colaboradores que irão contribuir para o fortalecimento da brand da empresa no mercado.
- Redução turnover
Com o mercado cada vez mais competitivo nos dias de hoje, são os profissionais que acabam por escolher para que empresas irão trabalhar. Reter talentos tornou-se numa tarefa complexa, uma vez que as gerações mais velhas começam a entrar em processo de aposentadoria e a geração mais jovem está constantemente à procura de novas oportunidades que esteja mais alinhada aos seus objetivos pessoais.
A quebra de um contrato tem custos. Recrutar, integrar e treinar um colaborador pode ser muito dispendioso e geralmente é um custo que as empresas evitam. A criação de políticas de retenção de talento alinhada à employer branding têm um impacto direto na redução do turnover das empresas.
É fundamental que o desenho da estratégia de employer branding sejam implementadas para todos os níveis hierárquicos, para que todos falem a mesma língua e se beneficiem dos mesmos resultados.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Employer branding. Uma ferramenta para atrair e reter talento
{{ noCommentsLabel }}