BRANDS' PESSOAS Employer branding. Uma ferramenta para atrair e reter talento

  • PESSOAS + EY
  • 21 Dezembro 2020

Helga Piçarra, Consultora Senior EY, People Advisory Services, explica os diferentes benefícios que o employer branding pode trazer para a gestão de talentos.

As empresas são conhecidas por diversos fatores: produtos, serviços, cultura, impato na sociedade, etc., que servem como motivos para atrair ou retrair candidatos às suas vagas de emprego. Neste sentido é importante que a reputação de uma empresa transmitida ao público, pelos seus colaboradores, seja positiva.

O employer branding surge como um conjunto de estratégias com a intenção de projetar e agregar o valor da empresa no mercado. É uma ferramenta concentrada na atração, gestão e retenção de talento e está estreitamente interligada com a cultura e com a estratégia da empresa.

É muito mais do que um plano de comunicação. A construção de uma estratégia de employer branding deve ser pensada a longo prazo, estar alinhada com os valores e estratégia global da empresa e deve ser trabalhada tanto interna como externamente.

Assim como a estratégia global da empresa é devidamente planeada, a política de employer branding também o deve ser. Devem ser definidas iniciativas compatíveis com os serviços e produtos que a empresa oferece. Além disso, a relação empresa-colaborador deve ser fortalecida. Compensações competitivas, formação, ações de responsabilidade social, são elementos que servem como um diferencial para atração e retenção de pessoas. É importante que os colaboradores vivam a cultura da empresa, tenham sentimento de pertença, orgulho em vestir a camisola, para que estes possam ser os principais porta-vozes da experiência e dos benefícios de ser um colaborador, um cliente ou parceiro da empresa.

"A criação de políticas de retenção de talento alinhada à employer branding têm um impacto direto na redução do turnover das empresas.”

Que benefícios o employer branding pode trazer para a gestão de talentos?

  • Reforçar a Cultura da Empresa

Os valores e cultura organizacional, são os pontos fundamentais para uma employer branding bem-sucedida. A promoção do alinhamento e integração, tanto dos antigos como dos novos colaboradores com os valores da empresa, irá facilitar o trabalho em equipa e o propósito de alcançar os objetidos traçados. Uma cultura organizacional forte, cria por si só, promotores da empresa e isto irá impactar positivamente na produtividade.

  • Atrair talentos alinhados com a cultura da empresa

Muitas empresas enfrentam hoje o desafio de gerir devidamente o seu quadro de talentos, pois o mercado está cada vez mais competitivo e os profissionais cada vez mais ambiciosos. Uma empresa com uma marca forte e positiva tem a capacidade de atrair e reter, sem muito esforço, o melhor talento do mercado. Desta forma serão os seus próprios colaboradores que irão contribuir para o fortalecimento da brand da empresa no mercado.

  • Redução turnover

Com o mercado cada vez mais competitivo nos dias de hoje, são os profissionais que acabam por escolher para que empresas irão trabalhar. Reter talentos tornou-se numa tarefa complexa, uma vez que as gerações mais velhas começam a entrar em processo de aposentadoria e a geração mais jovem está constantemente à procura de novas oportunidades que esteja mais alinhada aos seus objetivos pessoais.

A quebra de um contrato tem custos. Recrutar, integrar e treinar um colaborador pode ser muito dispendioso e geralmente é um custo que as empresas evitam. A criação de políticas de retenção de talento alinhada à employer branding têm um impacto direto na redução do turnover das empresas.

É fundamental que o desenho da estratégia de employer branding sejam implementadas para todos os níveis hierárquicos, para que todos falem a mesma língua e se beneficiem dos mesmos resultados.

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