Vacinação começa a 27 de dezembro para profissionais de saúde de cinco centros hospitalares

Os profissionais de saúde de cinco centros hospitalares de "fim de linha", diretamente envolvidos no combate à Covid-19, arranca a 27 de dezembro, anunciou a ministra da Saúde.

A vacinação contra a Covid-19 em Portugal vai arrancar a 27 de dezembro e as vacinas serão administradas nesta primeira fase aos profissionais de saúde de cinco centros hospitalares de “fim de linha”, anunciou a ministra da Saúde, Marta Temido:

  • Centro Hospitalar de São João;
  • Centro Hospitalar do Porto;
  • Centro Hospitalar de Coimbra;
  • Centro Hospitalar de Lisboa-Norte;
  • Centro Hospitalar de Lisboa-Central.

As declarações da ministra foram transmitidas pela RTP3 instantes antes da aprovação da vacina da Pfizer e BioNTech pela Agência Europeia do Medicamento (AEM).

A Pfizer deverá entregar em Portugal as primeiras vacinas a 26 de dezembro e “dia 27 estamos preparados para iniciar como previsto a administração das vacinas, em antecipação face ao calendário”, disse a ministra. “Selecionámos para este primeiro momento de vacinação, esta primeira fase de janeiro, profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes”, explicou Marta Temido.

Na fase seguinte, Portugal vacinará profissionais de saúde de “outros estabelecimentos hospitalares e outras unidades do SNS e, prioritariamente, estruturas residenciais para pessoas institucionalizadas”.

Nova variante não foi detetada em amostras de mais 113 concelhos portugueses

O início da vacinação acontece também numa altura em que aumenta a preocupação em torno de uma nova variante de coronavírus detetada no Reino Unido.

Questionada sobre esta nova variante, a ministra da Saúde disse que “será uma variante que não tem mais risco de complicações hospitalares do que as anteriores” e mantém o “risco de letalidade”. No entanto, terá uma “capacidade de se introduzir no organismo e de se multiplicar mais acentuada”, acarretando um “risco de transmissão” maior.

“Em que medida se irá materializar [esse risco] é algo que está a ser acompanhado”, disse ainda a ministra Marta Temido. A nova variante ainda não foi detetada em amostras de coronavírus em Portugal, nomeadamente em análises feitas a amostras recolhidas em novembro, já desta segunda vaga da pandemia, em 113 concelhos de 16 distritos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacinação começa a 27 de dezembro para profissionais de saúde de cinco centros hospitalares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião