Certificados “engordam” há dez meses. Entraram mais 108 milhões em novembro

Tudo somado, os portugueses têm aplicados em produtos de poupança do Estado 29.736 milhões de euros, o valor mais elevado de sempre.

Os aforradores portugueses continuam a direcionar as aplicações para produtos de poupança do Estado em plena pandemia. Em novembro, o investimento em certificados aumentou um total de 108 milhões de euros, de acordo com os dados do Banco de Portugal divulgados esta quinta-feira. É o décimo mês consecutivo de crescimento.

Tanto os Certificados do Tesouro como os Certificados de Aforro viram aumentar as subscrições, mas os primeiros continuam a atrair maior interesse. O investimento nos Certificados do Tesouro aumentou 97 milhões de euros no mês passado para um total de 17.536 milhões de euros. Já os Certificados de Aforro totalizaram 12.200 milhões de euros, o que significa um aumento de 11 milhões face ao mês anterior.

Tudo somado, os portugueses têm aplicados em produtos de poupança do Estado 29.736 milhões de euros, o valor mais elevado de sempre. Desde o início do ano, o reforço foi de 667 milhões de euros, dos quais 180 milhões referentes a Certificados do Tesouro e 487 milhões em certificados de aforro.

No Orçamento do Estado para 2020, o Governo disse que esperava um reforço de apenas 149 milhões de euros este ano no financiamento junto do retalho, apesar de sublinhar que o cenário previa um perfil de reinvestimento prudente. Já para 2021, o Executivo aponta para um saldo de 973 milhões de euros conseguidos com Certificados do Tesouro, tendo excluído financiamentos através de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável.

Certificados atingem máximo histórico

Fonte: Banco de Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Certificados “engordam” há dez meses. Entraram mais 108 milhões em novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião