Luís Filipe Vieira entre as 18 pessoas que BE quer ouvir na comissão de inquérito ao Novo Banco

O Bloco de Esquerda vai entregar esta segunda-feira um requerimento para ouvir 18 personalidade na comissão de inquérito do Novo Banco. Luís Filipe Vieira e Nuno Vasconcellos estão entre os visados.

O Bloco de Esquerda vai requerer a audição de 18 personalidades na comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco. A lista inclui o atual presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o ex-administrador e sócio da Ongoing, Nuno Vasconcellos, sendo que o requerimento será entregue esta segunda-feira pela deputada bloquista Mariana Mortágua. O partido não revelou, no entanto, quais os documentos que irá requerer.

Os bloquistas juntam-se assim aos requerimentos do PSD (76 personalidades) e do PAN (32 personalidades). Várias pessoas repetem-se nos requerimentos dos três partidos, como é o caso do ex-ministro das Finanças e atual governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, assim como o seu antecessor no BdP, Carlos Costa, e a sua antecessora nas Finanças, Maria Luís Albuquerque.

Contudo, o que salta à vista da lista do Bloco é a vontade de ouvir os responsáveis de alguns negócios do Novo Banco relacionados com personalidades ligadas ao Benfica. Os bloquistas querem ouvir o próprio presidente do clube, Luís Filipe Vieira, pelo seu papel na Promovalor (com dívidas perante o Novo Banco), e o seu filho Tiago Vieria, da Promovalor e C2 Ventures, e Nuno Gaioso Ribeiro, da C2 Ventures e ex-administrador do Benfica.

O Bloco quer ainda ouvir outros empresários como Nuno Vasconcellos, ex-administrador e sócio da Ongoing (dona do extinto Diário Económico e de uma participação da PT, também com dívidas ao Novo Banco), e o próprio CEO do Novo Banco, António Ramalho, como seria de esperar, assim como os ex-administradores do BES e do Novo Banco, Vítor Bento e José Honório.

Os restantes pedidos de audição são para reguladores portugueses e europeus:

  • João Costa Pinto, ex-Presidente do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal;
  • Luís Máximo dos Santos, presidente do Fundo de Resolução;
  • João Filipe Soares da Silva Freitas, Secretário Geral FdR e Diretor do Departamento de Resolução (DRE) do Banco de Portugal;
  • José Brito Antunes, ex-diretor do Departamento de Serviços Jurídicos do Banco de Portugal;
  • José Rodrigues de Jesus, ex-presidente da Comissão de Acompanhamento;
  • José Bracinha Vieira, presidente da Comissão de Acompanhamento;
  • Ger Jan Koopman, vice-diretor geral da Concorrência, Comissão Europeia;
  • Peer Ritter, responsável pelas ajudas de Estado ao setor financeiro, Comissão Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luís Filipe Vieira entre as 18 pessoas que BE quer ouvir na comissão de inquérito ao Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião