Wall Street arranca última semana do ano perto de máximos

Os principais índices norte-americanos abriram em alta no início da última semana do ano, aproximando-se de máximos históricos. A vacina e os estímulos orçamentais beneficiam a negociação.

Os principais índices norte-americanos arrancaram a última semana do ano em alta, beneficiando da inesperada aprovação do pacote de estímulos por parte do presidente norte-americano, Donald Trump. Foram assim aprovados 900 mil milhões de dólares para injetar na economia dos EUA, nomeadamente para prolongar o subsídio de desemprego a milhões de norte-americanos.

O Dow Jones sobe 0,23% para os 30.199,87 pontos, o S&P 500 avança 0,26% para os 12.804,73 pontos e o Nasdaq valoriza 0,35% para os 3.703,06 pontos. Até ao momento, este tem sido um ano positivo para os índices norte-americanos, com uma recuperação total das quedas estrondosas de março. O Dow Jones acumula um ganho de 5,8%, o S&P 500 de 14,6% e o Nasdaq de 42,7%, beneficiando do facto de ser composto por cotadas tecnológicas, as quais foram menos afetadas pela pandemia.

O Presidente norte-americano assinou o pacote de estímulos contra a crise pandémica de 900 mil milhões de dólares, transformando-se em lei para ser concretizada em breve. Na prática, esta assinatura evita um “shutdown” do Governo norte-americano e prolonga os subsídios de desemprego a milhões de norte-americanos que se viram nessa situação na sequência das restrições implementadas para lutar contra a Covid-19.

Esta aprovação da Casa Branca foi surpreendente dado que inicialmente Donald Trump foi muito crítico do pacote de estímulos acordado entre os democratas e os republicanos no congresso norte-americano, exigindo que os pagamentos diretos aos cidadãos fossem de dois mil dólares e não de 600 dólares.

“Estou a assinar esta legislação para restaurar o subsídio de desemprego, parar os despejos, dar ajuda à renda, (…)”, justificou Donald Trump num comunicado este domingo, referindo também o aumento das verbas para a distribuição da vacina. Antes disso, no Twitter, Trump referia que havia “boas notícias” sobre o pacote de estímulos.

Além do pacote, a negociação bolsista também beneficia da distribuição da vacina nos EUA, com um milhão de pessoas já vacinadas, e agora na Europa. Apesar disso, o doutor Anthony Fauci alertou este domingo que o país poderia ser afetado por uma nova vaga de infeções após as celebrações do Natal e do Ano Novo.

Acresce que poderá haver vários grandes negociadores da bolsa a realizar mais-valias (ou prejuízos) nesta última semana do ano por questões fiscais. Além disso, o volume de negociação deverá baixar com o aproximar do Ano Novo, sendo que as bolsas estarão fechadas na sexta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street arranca última semana do ano perto de máximos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião