Banca avança com nova ação contra empresa ligada a Isabel dos Santos

  • ECO
  • 28 Dezembro 2020

Caixa Geral de Depósitos, BCP e Novo Banco lançaram, no dia de Natal, uma ação judicial contra holding maltesa Winterfell Industries, um mês depois de o terem feito contra a subsidiária Winterfell 2.

Três bancos portugueses avançaram com uma nova ação judicial contra uma empresa de Isabel dos Santos. Segundo noticia o Expresso (acesso livre), a Caixa Geral de Depósitos, o BCP e o Novo Banco avançaram, no dia de Natal, com um novo processo no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, desta vez dirigido à holding maltesa Winterfell Industries, um mês depois de também o terem feito contra a subsidiária Winterfell 2.

As instituições financeiras reclamam 26,39 milhões de euros — que terão sido emprestados no âmbito do negócio para a compra de parte da Efacec em 2015 — a Isabel dos Santos e à Winterfell Industries, de Malta, na ação judicial consultada pelo Expresso. A Winterfell Industries é uma holding com sede em Malta que controla 100% da Winterfell 2. Esta é, por seu turno, controlada pela portuguesa Niara Holding, que tem sede na Zona Franca da Madeira e é detida por Isabel dos Santos.

Foi através da Winterfell 2 que Isabel dos Santos era acionista da Efacec, sendo que esta participação foi nacionalizada devido ao caso Luanda Leaks. Além de ter sido nomeado um avaliador independente para estipular o montante a pagar pelo Estado português pelos 72% da Efacec, o processo de inclui uma investigação a quem é o beneficiário último da participação. O Governo pretende não só ter esses passos concluídos como também a reprivatização feita durante o primeiro semestre do próximo ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca avança com nova ação contra empresa ligada a Isabel dos Santos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião