PAN quer chamar ao Parlamento 32 personalidades no âmbito do Novo Banco

O Grupo Parlamentar do PAN quer ouvir na comissão de inquérito ao Novo Banco Carlos Costa, António Ramalho, Byron Haynes, Máximo dos Santos, Maria Luís Albuquerque, Mário Centeno e Mourinho Félix.

O Grupo Parlamentar do PAN quer chamar ao Parlamento 32 personalidades para serem ouvidas na comissão de inquérito ao Novo Banco e solicita ainda o acesso a 17 dossiers de documentação referentes à instituição bancária.

“Pretendemos com estes pedidos procurar esclarecer tudo aquilo que neste momento não é claro quanto à gestão do Novo Banco”, começa por dizer André Silva, citado em comunicado enviado às redações. Para o deputado do PAN, “mais do que andar numa luta política, é importante procurar esclarecer, de forma séria e consequente, todas as dúvidas quanto a estes negócios, as suas ligações e os seus beneficiários efetivos”.

Assim, o Grupo Parlamentar do PAN enviou ao Parlamento três documentos, onde constam as personalidades, entidades e documentos que devem ser ouvidas e analisadas pela comissão de inquérito ao Novo Banco, tal como fez esta manhã o PSD.

A lista de personalidades inclui “nomes que, direta ou indiretamente, têm estado ligados aos negócios de venda dos ativos ‘tóxicos’ do Novo Banco”, refere o PAN. Algumas das mais conhecidas são Carlos Costa, António Ramalho, Byron Haynes, Luís Máximo dos Santos, Maria Luís Albuquerque, Mário Centeno e Ricardo Mourinho Félix, mas a lista inclui ainda responsáveis do Lone Star, uma ex-funcionária do Novo Banco e o hacker Rui Pinto.

O PAN solicitou ainda à comissão de inquérito, presidida pelo deputado Fernando Negrão, que seja solicitado o acesso a 17 dossiers de documentação, entre os quais o pedido de acesso ao famoso “relatório Costa Pinto”, dirigido ao Banco de Portugal, e o pedido para que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) disponibilize à Comissão as auditorias ou ações de inspeção realizadas ao Novo Banco desde 2014.

Além disso, foi também pedido o registo de toda a “atividade, no âmbito do contencioso, desencadeada desde 2014 e as conclusões de todas as averiguações, investigações e processos abertos desde o ano 2014 que envolvam o Novo Banco”, bem como a correspondência trocada entre o Ministério das Finanças, Banco de Portugal e Fundo de Resolução com o Novo Banco desde 2014.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PAN quer chamar ao Parlamento 32 personalidades no âmbito do Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião