5 coisas que vão marcar o dia

A semana começa com uma reunião entre Marcelo e os partidos políticos para discutir a renovação do estado de emergência. Também a OPEP+ irá reunir, para definir estratégia para 2021.

O primeiro dia útil do ano ficará marcado por uma reunião entre o Presidente da República e os vários representantes dos partidos com assento parlamentar, por causa da renovação do estado de emergência. É também o primeiro dia de negociações entre o Ministério da Administração Pública e as estruturas sindicais da Função Pública, estando em causa um eventual aumento salarial dos funcionários públicos. Esta segunda-feira serão ainda conhecidos dados relativos à dívida pública portuguesa em novembro de 2020.

Marcelo ouve partidos sobre “renovação do estado de emergência”

À semelhança do que tem feito em anteriores renovações do estado de emergência, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, irá reunir-se com os partidos com assento parlamentar, de forma a ouvir a sua opinião quanto a uma eventual renovação da medida, mas que poderá ser só sete dias, como avançou o Expresso, por ausência de dados fidedignos que permitam uma análise correta da situação. E tudo aponta para que isso aconteça, com António Costa a ter já revelado que o estado de emergência deverá ser prolongado. O atual estado de emergência se encontra ainda em vigor até 7 de janeiro.

Governo negoceia aumentos salariais com a Função Pública

É também no primeiro dia útil do ano que José Couto, secretário de Estado da Administração Pública, irá reunir-se com os sindicatos da Função Pública. Em cima da mesa está um eventual aumento de salários dos funcionários públicos, que tem vindo já a ser discutido, nomeadamente por ocasião da discussão do Orçamento do Estado, entre o Executivo e as estruturas sindicais. Além da atualização do salário mínimo nacional em 2021, para 665 euros, a ministra Alexandra Leitão estará a considerar um acréscimo adicional aos salários mais baixos na Função Pública.

Dados sobre a dívida pública de Portugal

Já o Banco de Portugal vai dar a conhecer, neste dia, as estatísticas mensais da dívida pública portuguesa, desta feita relativas a novembro de 2020. Em outubro, a dívida pública situou-se nos 268,1 mil milhões de euros, resultante de um aumento de 1,1 mil milhões de euros face ao mês anterior, reflexo, essencialmente, da emissões de títulos de dívida, no valor de 1,1 mil milhões de euros.

Aliança OPEP+ define estratégia para 2021

A Aliança OPEP+ – formada pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e seus aliados, como é o caso da Rússia – irão reunir-se esta segunda-feira, de forma a definirem a sua estratégia de produção para 2021, numa altura em que o mercado petrolífero continua, ainda, bastante incerto. Em dezembro, os países pertencentes a esta associação terem acordado em aumentar gradualmente a produção de petróleo em não mais de 500.000 barris por dia a partir de janeiro, valor bastante inferior aos 1,9 milhões de barris anteriormente previstos.

Vacinação anima arranque das bolsas?

As bolsas europeias fecharam o ano de 2020 no vermelho. O PSI-20 registou uma perda acumulada de 5,7%, a maior queda desde 2018 (ano em que o principal índice da bolsa portuguesa tombou 12%). Não é, no entanto, inesperada já que o ano ficou marcado pela pandemia, cujo início lançou o pânico nos mercados em março. Agora, o novo ano começa com um novo ímpeto dado pela vacinação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião