Dívida pública desce mil milhões de euros em novembro e alivia de recorde

A dívida pública, na ótica de Maastricht, desceu mil milhões de euros em novembro para os 267 mil milhões de euros, aliviando de um recorde alcançando em outubro.

A dívida pública, na ótica de Maastricht (a que interessa a Bruxelas), desceu 1.068 milhões de euros em novembro para os 267.083 milhões de euros, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal. O endividamento público alivia assim durante um mês, após o recorde alcançado em outubro (268.140 milhões de euros).

Em outubro, a dívida pública tinha subido 1,1 mil milhões de euros para os 268,151 mil milhões de euros, superando o recorde anterior alcançado em agosto (267.114 milhões de euros). Apesar desta descida em novembro, a trajetória do stock do endividamento público é de subida desde que a crise pandémica instalou-se, afastando a perspetiva de descidas que a chegada dos excedentes orçamentais tinha dado.

Esta descida refletiu, em grande medida, amortizações de títulos de dívida, no valor de 1,2 mil milhões de euros“, explica o banco central na nota de informação estatística divulgada esta segunda-feira.

Dívida pública alivia de recorde em novembro

Fonte: Banco de Portugal. Em milhões de euros.

Os dados do banco central revelam ainda que os ativos em depósitos das administrações públicas baixaram dois mil milhões de euros para os 22,4 mil milhões de euros. Assim, a dívida pública líquida de depósitos aumentou 0,9 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 244,7 mil milhões de euros.

Em percentagem do PIB, a dívida pública atingiu os 130,8% no terceiro trimestre, subindo face aos 126% do PIB alcançados no segundo trimestre. Esta evolução é explicada pela subida do défice orçamental (4,9% do PIB até setembro), mas principalmente pela queda abrupta do PIB por causa da pandemia. A recuperação registada no terceiro trimestre amparou a subida, mas não a evitou.

A expectativa do Governo, de acordo com a proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE 2021), é ter uma dívida pública de 134,8% do PIB em 2020, uma previsão mais otimista do que os 137,6% do PIB previstos pelo Conselho das Finanças Públicas ou os 137,2% do PIB previstos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

(Notícia atualizada às 11h12 com mais informação e gráfico)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública desce mil milhões de euros em novembro e alivia de recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião