#VermelhoemBelem. Ataque de Ventura a Marisa gera onda de condenações no Twitter

  • Tiago Lopes
  • 15 Janeiro 2021

Um ataque de André Ventura contra Marisa Matias gerou uma onde de condenações no Twitter.

Um comentário de André Ventura a Marisa Matias está a gerar uma vaga de reações na rede social Twitter. Vários utilizadores estão a publicar fotografias com os lábios pintados de batom vermelho como protesto contra a declaração do líder do Chega e candidato presidencial.

Durante uma ação de campanha em Portalegre na noite de quarta-feira, referindo-se à também candidata do Bloco de Esquerda Marisa Matias, André Ventura atirou: “Não quero dizer nada de que me arrependa amanhã, mas não está muito bem em termos de imagem, de performance. Assim com os lábios muito vermelhos, como se fosse uma coisa de brincar.”

A declaração voltou a agitar a campanha eleitoral das Presidenciais. Depois deste comentário, a candidata bloquista publicou no Twitter uma fotografia acompanhada da hashtag “#VermelhoemBelem”, que rapidamente ficou viral.

O tema foi mesmo um dos assuntos mais falados no Twitter e deu origem a uma corrente de protesto, com vários utilizadores a replicarem a mesma hashtag, acompanhada de fotografias com os lábios pintados de vermelho, para condenarem as palavras do líder do Chega.

A candidata presidencial Ana Gomes, que também tem sido visada das críticas acutilantes de André Ventura, ao ser apelidada de “contrabandista”, reagiu no Twitter com um vídeo onde aparece a pintar os lábios de vermelho:

Outros utilizadores aderiram à tendência. O deputado do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, também acompanhou o movimento: “Ouvi dizer que o batom vermelho incomoda a extrema-direita!”, escreveu no Twitter.

Migue Costa Matos, deputado do PS e líder da Juventude Socialista, escreveu que “nenhum homem deve comentar as escolhas estéticas de uma mulher para a denegrir.”

A deputada do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, também preparou um vídeo onde aparece a pintar os lábios de vermelho.

Já esta sexta-feira, Marisa Matias reagiu às declarações de André Ventura considerando que este “insulto não diz nada sobre as mulheres, mas tudo sobre esse senhor”, referindo-se ao líder do Chega.

A candidata mostrou-se satisfeita com a onda de solidariedade que foi criada nas redes sociais. “Fico mesmo muito feliz com a onda de solidariedade que se criou, não só em relação a mim, mas em relação a todos as mulheres que ainda hoje têm que ouvir este tipo de comentários”, disse esta sexta-feira no final de uma ação de campanha no SOS Animal, em Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

#VermelhoemBelem. Ataque de Ventura a Marisa gera onda de condenações no Twitter

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião