Decisão sobre as escolas “deve ser tomada nas próximas horas”, diz Marcelo

  • ECO
  • 20 Janeiro 2021

Naquele que foi o pior dia de sempre no que toca a novos casos de infeção, o Presidente da República diz que estes números "têm de ser analisados".

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou esta quarta-feira que a decisão de encerrar, ou não, as escolas “deve ser tomada nas próximas horas”. A decisão inicial do Governo recaiu sobre manter os estabelecimentos de ensino em funcionamento, mas com todas as pressões que têm existido e com a “explosão” dos casos de infeção, esta decisão poderá ser revertida. O Governo vai reunir esta tarde com os especialistas.

“Neste momento temos dois dados novos: a variante britânica e saber se a disseminação social está a chegar às escolas a um ritmo tal que coloca em causa a atividade normal. É isso que tem de ser ponderado“, disse esta quarta-feira o Presidente da República, durante uma ação de campanha eleitoral no Liceu Pedro Nunes.

Marcelo referiu ainda que o encerramento, ou não, das escolas, “é uma questão que se vai colocar entre hoje à noite e amanhã”, sublinhando que se o número de casos continuar a disparar, “tem de se agir”.

Sobre os números desta quarta-feira — 14.647 novos casos e mais 219 vítimas mortais –, que representam o pior dia de sempre desde que a pandemia apareceu no país, o Presidente da República afirmou que “têm de ser analisados”, referindo que os responsáveis políticos devem manter a “serenidade”. No entanto, diz o Público, Marcelo disse que não deve dizer o que faria porque isso “implica uma conjugação com o Governo”.

Esta quarta-feira, a ministra da Saúde e a ministra da Presidência vão reunir com os especialistas que costumam participar nas reuniões do Infarmed, num reunião que, segundo a RTP, vai acontecer às 18h, por videoconferência. No final deste encontro, Marta Temido e Mariana Vieira da Silva vão reunir com António Costa, assim que este voltar de Bruxelas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Decisão sobre as escolas “deve ser tomada nas próximas horas”, diz Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião