Moderna vai adaptar vacina à variante sul-africana

Testes em laboratório mostraram que a vacina da Moderna produz uma resposta imunitária mais reduzida contra a variante sul-africana da Covid-19. A empresa vai agora testar uma versão alterada.

A farmacêutica Moderna planeia dar início a ensaios clínicos de uma versão alterada da sua vacina contra a Covid-19, especificamente desenhada para combater a variante sul-africana do coronavírus.

A decisão foi tomada depois de testes em laboratório terem mostrado que a atual vacina da Moderna pode produzir uma resposta imunitária mais reduzida contra esta nova estirpe, alegadamente mais contagiosa, avançou a Reuters.

De acordo com a agência, a empresa norte-americana vai também testar se uma dose adicional da atual vacina aumenta a reação imunitária contra a variante sul-africana, apesar de a empresa indicar que espera que o atual regime continue a ser eficaz contra essa referida estirpe.

O regime atual determina que uma segunda dose da vacina da Moderna deve ser administrada quatro semanas depois da primeira dose.

Os testes da Moderna concluíram ainda que a vacina deve manter-se eficaz contra a nova variante britânica, que, à semelhança da variante sul-africana, também será mais transmissível.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Moderna vai adaptar vacina à variante sul-africana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião