Prorrogada até 15 de fevereiro interdição de desembarque de cruzeiros

  • Lusa
  • 1 Fevereiro 2021

Os navios cruzeiros continuam sem poder desembarcar nos portos nacionais até 15 de fevereiro. Governo estendeu proibição pela 15.ª vez.

A interdição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais foi prolongada, pela 15.ª vez desde maio passado, até dia 15 de fevereiro, segundo um despacho publicado esta segunda-feira em Diário da República.

A interdição foi determinada pelo Governo pela primeira vez às 00h de 14 de maio de 2020, até 15 de junho, e sucessivamente prorrogada, como medidas de contenção das possíveis linhas de contágio, de modo a controlar a disseminação do vírus, “sendo que a situação epidemiológica, quer em Portugal quer noutros países, permanece por controlar”, lembra o Executivo no diploma, que entra em vigor às 00h de sábado.

“A experiência internacional demonstra o elevado risco decorrente do desembarque de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro“, argumenta o Executivo, repetidamente nos diplomas.

O despacho mantém a autorização de atracação de navios de cruzeiro nos portos nacionais para espera (em lay-up) não apenas para reparação naval, ainda que sob determinados condicionalismos, “importando, face ao que antecede, monitorizar permanentemente a implementação desta medida, de forma a permitir a sua eventual reversão, caso tal se venha a justificar”, explica no despacho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prorrogada até 15 de fevereiro interdição de desembarque de cruzeiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião