Recuperação forte em Wall Street com Reddit focado na prata

Os principais índices norte-americanos registaram fortes ganhos esta segunda-feira, recuperando das quedas expressivas da passada sexta-feira.

Esta segunda-feira registou-se uma forte recuperação dos principais índices norte-americanos, após o abalo da passada sexta-feira provocado por utilizadores do Reddit. A atenção destes muitos, mas pequenos investidores foi para a prata nesta sessão, provocando a subida das cotadas deste setor.

O Dow Jones subiu 0,76% para os 30.211,45 pontos, o Nasdaq valorizou 2,55% para os 13.403,39 pontos e o S&P 500 avançou 1,6% para os 3.773,85 pontos. Na semana passada, as bolsas norte-americanas registaram a maior queda semanal desde outubro, provocada não só pela volatilidade de cotadas como a Game Stock mas também com as notícias de que a eficácia da vacina da Johnson & Johnson ficou abaixo do esperado.

Esta semana as atenções nas bolsas passaram de cotadas como a Game Stop — que desvalorizou 30% esta segunda-feira (as ações tinham subido 1.625% em janeiro) — para a prata, que é agora o foco de pequenos investidores que se juntam em redes sociais como o Reddit. A cotação da prata superou os 30 dólares por onça pela primeira vez desde 2013, o que levou à subida dos ETF (fundos que replicam índices) de prata. O maior ETF de prata subiu 6,7%, segundo a Reuters.

A influenciar os mercados esteve a expectativa de mais estímulos à economia. O presidente Joe Biden vai reunir-se com os 10 senadores republicanos moderados que querem pediram-lhe para diminuir o tamanho do pacote de estímulos que apresentou, originalmente nos 1,9 biliões de dólares. Este pedido surge após a líder democrata na câmara baixa do congresso, Nancy Pelosi, ter dito que iria avançar com uma opção legislativa que permitirá aprovar os estímulos sem os votos dos republicanos. O Partido Democrata tem, neste momento, a maioria nas duas câmaras.

Quanto a dados económicos, a atividade da indústria transformadora dos EUA travou ligeiramente em janeiro enquanto um índice de preços pagos pelas fábricas por materiais em bruto subiu para um máximo de quase 10 anos.

Das 184 cotadas do S&P 500 que apresentaram resultados, 84,2% superaram as estimativas dos analistas, segundo os dados da Refinitiv de sexta-feira. O foco da época de resultados passa agora para a Amazon e a Alphabet (Google) cuja divulgação ocorre esta terça-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Recuperação forte em Wall Street com Reddit focado na prata

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião