Depois da GameStop, pequenos investidores levam prata a disparar 10%

Depois da GameStop, os pequenos investidores do Reddit fizeram novo alvo: a prata. Metal está a disparar mais de 10%.

Depois da GameStop, os pequenos investidores que se reúnem no fórum online Reddit e usam plataformas de negociação na bolsa sem comissões, como a Robinhood, estão agora a fazer mira à prata, levando o metal a disparar mais de 10% para máximos de 2013.

A “aposta” na prata surge depois da publicação de milhares de posts no Reddit e vídeos no Youtube sugerindo que a subida da cotação do metal poderia provocar perdas avultadas em grandes investidores que tentam tirar mais-valias com a desvalorização do ativo (os chamados short sellers).

Cada onça da prata está a negociar agora nos 29,86 dólares, o valor mais elevado desde 2013, após uma valorização de 11% nas últimas horas à boleia deste fenómeno, de acordo com a Reuters.

“Os ganhos vêm depois do grupo da comunidade Reddit ter começado a focar-se no mercado deste metal precioso, a mesma intervenção que fez com que as ações da GameStop fossem impulsionadas em alta”, diz a XTB numa análise ao disparo da prata.

“O rally também é apoiado por relatórios que surgiram durante o fim de semana de vários comerciantes de metais preciosos, que disseram que o metal precioso – prata física está a tornar-se escasso”, acrescenta a corretora.

Prata dispara mais de 10%

Fonte: Reuters

“O pessoal do Reddit virou as atenções para uma ‘baleia’ maior”, procurando “atacar os investidores que apostam na queda do mercado da prata”, referiu Kyle Rodda, analista da IG Markets, citada pela Reuters. “Este é o ‘Moby Dick’ deles”, atira.

Quem está a ganhar com esta movimentação são também pequenas companhias mineiras australianas e chinesas, algumas das quais já não produzem sequer prata.

“Estamos a assistir a compras [de título de empresas mineiras] e isso foi desencadeado por estes investidores” do Reddit, revelou Nicholas Frappel, diretor da ABC Refinery, em Sidney, na Austrália.

(Notícia atualizada às 10h13)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois da GameStop, pequenos investidores levam prata a disparar 10%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião