Parlamento volta a votar estado de emergência a 25 de fevereiro

  • Lusa
  • 3 Fevereiro 2021

O Parlamento vai discutir e votar dia 25 o previsível novo decreto presidencial que impõe o estado de emergência no país devido à pandemia de Covid-19. Última renovação está em vigor até dia 14.

A Assembleia da República vai discutir e votar em 25 de fevereiro o previsível novo decreto presidencial que impõe o estado de emergência no país devido à pandemia de Covid-19, decidiu esta quarta-feira a conferência de líderes.

O anúncio foi feito nos passos perdidos do parlamento pela porta-voz da conferência de líderes, a deputada socialista Maria da Luz Rosinha.

A última renovação do estado de emergência teve efeitos a partir das 00:00 de 31 de janeiro e estende-se até às 23:59 de 14 de fevereiro.

Segundo Rosinha, o polémico assunto do rol de deputados e funcionários do parlamento a terem prioridade na vacinação contra a Covid-19 não foi tratado na reunião desta quarta-feira. A conferência de líderes volta a reunir-se a 18 de fevereiro, pelas 10:00.

Além da discussão sobre o relatório e a renovação do estado de emergência, a 25 de fevereiro, ficou também marcado o debate de política setorial, desta feita com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, para 03 de março.

Para a próxima semana, em 18 de fevereiro, prevê-se uma longa reunião-magna em São Bento com diversos agendamentos de projetos de lei e de resolução por parte das várias bancadas partidárias.

Entre os debates previstos para aquela quinta-feira vão estar duas apreciações parlamentares de decretos de lei do Governo pedidas pelo PCP, uma sobre a assistência a famílias com filhos a cargo durante o confinamento geral, outra sobre a renovação dos subsídios de desemprego e outras prestações sociais.

“Aquilo que o PCP vai propor é que o apoio deixe de impor um corte de um terço do rendimento e seja pago a 100% para pessoas que ficam em casa com os filhos à sua guarda, independentemente de alguém do agregado familiar estar em regime de teletrabalho”, explicou o líder parlamentar comunista, João Oliveira.

A outra iniciativa prende-se com a renovação automática por seis meses da atribuição de subsídios de desemprego e outras prestações sociais que não foi prevista no orçamento suplementar de 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento volta a votar estado de emergência a 25 de fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião