Governo diz que empresas têm de pagar despesas de telefone e net a funcionários em teletrabalho

  • ECO
  • 5 Fevereiro 2021

O Governo defende que as empresas estão obrigadas a pagar as "despesas relacionadas com telefone e internet" aos colaboradores que estejam em teletrabalho. Despesas da luz, água e gás ficam de fora.

O Governo defende que as empresas estão obrigadas a pagar as “despesas relacionadas com telefone e internet” aos colaboradores que estejam em teletrabalho. Ao Jornal de Negócios (acesso pago), fonte oficial do Ministério do Trabalho (MTSSS), deixa, no entanto, de lado os custos com a água, eletricidade e gás.

Em causa está o artigo 168.º do Código do Trabalho que define que, em teletrabalho, salvo por acordo escrito em contrário, os instrumentos relativos a tecnologias de informação e de comunicação pertencem ao empregador, “que deve assegurar as respetivas instalação e manutenção e o pagamento das inerentes despesas”.

Nesse contexto, e com base no número 1º do artigo acima mencionado, o Executivo esclarece que as despesas dizem respeito “ao pagamento de despesas relacionadas com internet e telefone”, sendo que, pelo contrário, o “pagamento das despesas de água, eletricidade e gás não está abrangido naquele preceito”, concluiu o MTSSS, ao mesmo jornal. De salientar, que dado a evolução da pandemia, o Governo tornou o teletrabalho obrigatório em todo o país, sempre que a atividade profissional o possibilite.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo diz que empresas têm de pagar despesas de telefone e net a funcionários em teletrabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião