Covid-19 faz disparar denúncias de fraudes bancárias

  • ECO
  • 9 Fevereiro 2021

Em 2020, as denúncias de fraudes bancárias com recurso ao engodo da Covid-19 dispararam. Este tipo de burla aumentou através de meios eletrónicos, chamadas e mensagens.

O ano passado dispararam as denúncias de fraudes bancárias (phishing) com recurso ao engodo da Covid-19. O alerta é da Polícia Judiciária (PJ) que assinala esta terça-feira o Dia da Internet Mais Segura, avança o Correio da Manhã (acesso pago).

“O tipo de burla destinado a sacar dados bancários das vítimas (phishing) aumentou, não só por meios eletrónicos, como também através da realização de chamadas telefónicas e mensagens escritas”. A Europol também já lançou esse alerta, tendo em conta o aumento do uso de tecnologias causado pelo confinamento, registando-se igualmente um aumento significativo das fraudes com meios de pagamento”, refere Carlos Cabreiro, diretor da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime (UN3CT) da PJ.

Carlos Cabreiro alerta que o cibercrime registado em 2020 prende-se com “a transmissão dos ilícitos para as plataformas móveis, nomeadamente o uso das redes sociais”. O diretor da unidade de Cibercrime explicou ainda que foram registadas denúncias de crimes de “extorsão, devassa de privacidade, e pornografia de vingança (chantagem com imagens ou vídeos sexuais)”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid-19 faz disparar denúncias de fraudes bancárias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião