Porto vai ter centro de vacinação drive-thru no Queimódromo

  • Lusa e ECO
  • 10 Fevereiro 2021

O Porto vai ter um centro de vacinação contra a Covid-19 drive-thru, no Queimódromo. Rui Moreira garante que centro está pronto para começar a vacinar, assim que as vacinas cheguem.

O Porto vai ter um centro de vacinação contra a Covid-19 drive-thru, no Queimódromo, no âmbito de um projeto que junta dois hospitais da cidade, a autarquia e a Unilabs Portugal, disse esta quarta-feira aquela empresa de diagnóstico clínico.

Em comunicado, a Unilabs refere que, com este projeto “piloto”, que permitirá que as pessoas entrem de carro nas estruturas sem precisar de saírem da viatura para serem vacinadas, é intenção da Câmara do Porto “preparar a cidade para um processo seguro e robusto de vacinação, em larga escala, assim que houve vacinas para as segunda e terceiras fases do processo de vacinação”.

No projeto estão também envolvidos os hospitais de Santo António e do São João, que assegurarão “consultoria e apoio na formação dos profissionais desta operação, garantindo que a mesma decorre dentro das melhores práticas clínicas, em linha com a experiência adquirida” durante a primeira fase de vacinação dos seus profissionais de saúde”.

“A Unilabs Portugal irá assegurar a logística, operação, organização de fluxo e os técnicos de vacinação no espaço, aproveitando a experiência do rastreio neste tipo de centros, agora aplicados ao processo de vacinação”, conclui.

Na apresentação deste centro de vacinação contra a Covid-19, realizada esta quarta-feira, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, indicou que este centro terá capacidade para vacinar 2.000 pessoas por dia e “com mais dois centros teremos capacidade para 6.000”. Apesar de não saber quantas vacinas chegarão, o autarca garantiu que o centro está pronto para começar a vacinar, assim que seja possível.

O coordenador da task force, Gouveia e Melo, considerou na terça-feira que a percentagem das vacinas aplicadas “é muito elevada e só não é mais elevada por uma questão de segurança relativamente às segundas doses”.

Dados divulgados pelo vice-almirante indicam que já foram administradas 294 mil primeiras doses e 1.06l segundas doses, ou seja, na segunda-feira, 106 mil pessoas já estavam “totalmente vacinadas”.

Em Portugal, já morreram 14.557 pessoas dos 770.502 casos de infeção confirmados de Covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.325.744 mortos no mundo, resultantes de mais de 106,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto vai ter centro de vacinação drive-thru no Queimódromo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião