Gouveia e Melo prevê postos de vacinação rápida em drive-thru ou “tipo Coliseu” ao fim de semana

  • ECO
  • 14 Fevereiro 2021

O coordenador do plano de vacinação prevê que numa fase mais avançada haja postos de vacinação rápida ao fim de semana em drive-thru ou "tipo Coliseu".

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo adiantou este domingo ao Público que numa fase mais avançada do plano de vacinação, que está dependente do ritmo de chegada de mais doses a Portugal, haverá postos de vacinação rápida em drive-thru ou “tipo Coliseu” ao fim de semana. No total, o país deverá ter capacidade para vacinar em média mais de 120 mil pessoas por dia. O jornal avança que Portugal atingiu este sábado um novo máximo de vacinação diária, na média móvel a sete dias, ao administrar 18.206 doses por dia.

Até às 00h deste domingo, foram administradas 523.349 vacinas contra a Covid-19, o que corresponde a 3,22% da população com apenas uma dose e 1,91% com a segunda. O coordenador do plano de vacinação assegura que o sucesso do processo é demonstrado pelo aproveitamento total das doses que já chegaram, salvaguardada a reserva para garantir a segunda dose. Porém, a vacinação terá de acelerar para se atingir a meta de vacina 70% da população até ao final de setembro: de acordo com os cálculos do Público, Portugal terá de administrar 59.699 doses por dia.

Gouveia e Melo diz que tal é possível através das várias opções que o país tem à disposição: numa fase inicial, haverá mais de 900 centros de saúde a vacinar com capacidade para cerca de 80 mil vacinas por dia, assumindo um alargamento dos horários e vacinação aos fins de semana; posteriormente, os grandes hospitais dos centros urbanos também vão vacinar ao fim de semana, aumentando a capacidade para 100 mil por dia; a opção seguinte passará por “postos de vacinação rápida ao fim de semana” em drive-thru, como foi anunciado recentemente no Porto, ou “tipo Coliseu”, elevando para 120 mil por dia. “Depois, se for necessário ainda, acrescentamos as farmácias [ao processo]. Há mais de quatro mil farmácias: mesmo que sejam só mil farmácias a vacinar dez pessoas por dia, já são dez mil pessoas”, conclui Gouveia e Melo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gouveia e Melo prevê postos de vacinação rápida em drive-thru ou “tipo Coliseu” ao fim de semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião