Na primeira conversa, Santos Silva e o Secretário de Estado dos EUA convergem no “reforço do multilateralismo”

  • ECO
  • 16 Fevereiro 2021

Augusto Santos Silva e Antony Blinken abordaram as relações dos EUA com Portugal e União Europeia. Ministro português sublinhou convergência no multilateralismo e na cooperação entre democracias.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, e o secretário de Estado dos EUA Antony Blinken falaram esta terça-feira por telefone, “passando em revista os temas do relacionamento PT-EUA e UE-EUA”, adiantou o Ministério dos Negócios Estrangeiros na sua conta no Twitter.

Foi o primeiro telefonema entre ambos após Joe Biden ter tomado posse como Presidente dos EUA há cerca de um mês.

“Há convergência de prioridades entre a União Europeia e os EUA no reforço do multilateralismo, na abordagem conjunta a desafios globais e na cooperação entre as democracias”, destacou o ministério português, revelando que Augusto Santos Silva “insistiu na necessidade do equilíbrio geopolítico na região do Indo-pacífico, objetivo para que também quer contribuir a Cimeira UE-Índia organizada pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia”.

“Os dois responsáveis de política externa concordaram em estabelecer canais de contacto regular sobre temas de interesse comum, designadamente em África, na América Latina e na Ásia Oriental”, acrescentou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Também o Antony Blinken revelou no Twitter que contactou com o homólogo português. “Discutimos formas de aprofundar as relações entre EUA e Portugal. Estou ansioso por trabalhar com Portugal, uma vez que preside ao Conselho da União Europeia”, disse o secretário de Estado da Administração Biden no Twitter.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Na primeira conversa, Santos Silva e o Secretário de Estado dos EUA convergem no “reforço do multilateralismo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião