Dona da GNB Seguros lucra 1,23 mil milhões em 2020 e cresce em não Vida

  • ECO Seguros
  • 17 Fevereiro 2021

O braço de seguros do grupo Crédit Agricole, que detém a GNB seguros em Portugal divulgou números relativos a 2020, realçando a resiliência da atividade e bom nível de solvabilidade.

O grupo Crédit Agricole Assurances (CA Assurances), entidade que no último ano passou a deter 100% da GNB Seguros, fechou o último exercício com lucro de 1,23 mil milhões de euros, menos 19% face ao resultado líquido atribuível reportado em 2019.

Excluindo os custos extraordinários que a entidade assumiu com esforço voluntário e de apoio financeiro ao combate e mitigação dos efeitos da crise pandémica em França (cerca de 155 milhões de euros) e acertos de operações financeiras com a matriz Crédit Agricole SA (por 54 milhões, antes de impostos), o resultado líquido teria rondado 1,43 mil milhões, apontando recuo de 5,5%, face aos 1518 milhões de lucro apurado no ano anterior, ressalva a companhia liderada por Philippe Dumont (CEO).

A seguradora continuou, em 2020, a estratégia de diversificação de modelo de negócio. Embora focada no desenvolvimento dos ramos não Vida (propriedade e acidentes), que cresceram perto de 6% em comparação com 2019, os seguros Vida (pensões e planos poupança reforma individuais e coletivos) continuaram como a maior fonte de receitas da seguradora francesa.

A receita anual da companhia totalizou 29,4 mil milhões de euros, evidenciando queda de 20% face a 2019, ano em que a coleta em euros (planos poupança e reforma) se mostrou “excecionalmente elevada”, justifica a entidade num comunicado.

que tem o Novo Banco como parceiro distribuidor em Portugal

Nos seguros não-vida, a CA Assurances relata “boa dinâmica de crescimento”, com as receitas dos prémios a atingir 4,8 mil milhões de euros em 2020, mais 5,8% do que em 2019 e a ganhar peso na estrutura de negócios do grupo que, em 2020, se tornou detentor integral da GNB Seguros. Acrescentando 508.000 apólices ao longo do ano (menos dos que os 665 mil contratos somados em 2019), o grupo francês de seguros ampliou a carteira de não-vida para perto de 14,6 milhões apólices no final de 2020, um aumento de 3,6% em relação ao ano anterior.

Recordando marcos relevantes do exercício, a CA Assurances realça que, continuando a estratégia de crescimento internacional, em outubro de 2020 anunciou aquisição dos 25% que ainda não detinha na GNB Seguros, elevando a sua participação aos 100% da seguradora portuguesa não Vida. No âmbito deste negócio, o Novo Banco será parceiro na distribuição dos seguros por um período de 22 anos. A GNB Seguros atingiu um volume de prémios de 74,5 milhões de euros em 2020.

Ainda, de acordo com o comunicado da companhia francesa, em consequência da aquisição de 50% da operação da Europ Assistance em França, por troca de igual participação na Pacífica (do grupo CA Assurances), todas as filiais de seguros do grupo Agricole (Predica, Pacifica, CAMCA, La Médicale) terão, a partir de janeiro de 2022, todos os serviços de assistência aos segurados prestados pela Europ Assistance France.

Finalmente, referindo-se à sua solidez e resiliência, a CA Assurances calcula o rácio de solvência nos 227%, nível que compara com 263% assumidos um ano antes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona da GNB Seguros lucra 1,23 mil milhões em 2020 e cresce em não Vida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião