Presidente da Iniciativa Liberal acredita que PS pode provocar crise política em outubro

  • ECO
  • 21 Fevereiro 2021

O presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, acredita que o PS pode criar condições para uma crise política em outubro, para antecipar eleições, se sentir que pode ter maioria.

O deputado único e presidente da Iniciativa Liberal acredita que, se o Governo socialista antecipar a possibilidade de uma maioria absoluta em outubro, saberá criar uma crise política para antecipar as autárquicas. “Já há sinais de podermos não chegar ao fim da legislatura. Mas depende sobretudo da análise que o primeiro-ministro e secretário-geral do PS fizer sobre a possibilidade de ter maioria absoluta”, disse João Cotrim de Figueiredo, numa entrevista ao Diário de Notícias e TSF.

Na visão de Cotrim de Figueiredo, essa eventual crise política “nunca poderá ser provocada porque o primeiro-ministro é hábil e sabe que quem provoca crises políticas é penalizado”. No entanto, o presidente da Iniciativa Liberal teme que António Costa crie “as condições para que essa crise aconteça e seja necessário antecipar eleições”. “É muito tentador para o PS, tal como nós o conhecemos e como se tem desenvolvido na sociedade portuguesa, presidir um Governo numa altura em que haverá fundos para distribuir e uma recuperação económica para gerir”, sublinhou.

O também deputado avança ainda que “o Orçamento do Estado será certamente o toque” para essa eventualidade. “E, repito, acho que só acontecerá se o PS tiver a noção de que é possível chegar sozinho à maioria absoluta”, reiterou João Cotrim de Figueiredo. Na mesma entrevista, lançou a escada ao centrista Adolfo Mesquita Nunes, salientando que, se este “se sentir atraído, é bem-vindo na Iniciativa Liberal”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da Iniciativa Liberal acredita que PS pode provocar crise política em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião