Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

  • ECO
  • 1 Março 2021

Nicolas Sarkozy foi condenado por crimes de corrupção e de tráfico de influência. O antigo Presidente prometeu a um juiz um lugar no Mónaco em troca das informações sobre caso em que estava envolvido.

O antigo Presidente francês, Nicolas Sarkozy, foi condenado a três anos de prisão esta segunda-feira, por crimes de corrupção e de tráfico de influência, informa a agência de notícias francesa AFP.

Um tribunal em Paris condenou Sarkozy a três anos de prisão: um de prisão efetiva e dois de pena suspensa. A condenação é inferior ao requerido pela acusação (quatro anos, com um total de dois em prisão efetiva).

O político de 66 anos, Presidente de França entre 2007 a 2012, foi condenado por ter tentado obter informações de um juiz de Marselha, em 2014, sobre uma ação judicial em que estava envolvido. As escutas revelaram que Sarkozy prometeu ao magistrado um lugar no Mónaco em troca das informações, algo que o tribunal considerou um “pacto de corrupção”.

O magistrado em causa, bem como o advogado de Sarkosy, foram condenados a penas idênticas.

Segundo o tribunal os factos são “particularmente graves” por serem cometidos por um antigo Presidente que fez uso do seu status. Agrava-se o facto de o próprio ser ex-advogado, logo conhecer a ilegalidade dos seus atos.

O tribunal disse ainda que Sarkozy terá o direito de pedir para ser detido em casa com uma pulseira eletrónica. A decisão poderá ainda ser alvo de recurso.

Sarkozy enfrentará outro julgamento no final deste mês junto com outras 13 pessoas sob a acusação de financiamento ilegal de sua campanha presidencial de 2012, segundo a agência Associated Press.

(Notícia atualizada às 13h44)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião