Hoje nas notícias: Catarina Martins, Alcochete e escolas

  • ECO
  • 4 Março 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Depois de o regulador da avião ter decidido não fazer apreciação prévia de viabilidade à construção do Aeroporto do Montijo, o presidente da ANA alerta que Alcochete custa mais seis mil milhões de euros. Nos principais jornais estão também em destaque os hotéis e restaurantes em dificuldades devido ao confinamento, bem como a reabertura das escolas. Catarina Martins diz, em entrevista, que o “PS é muito permeável ao poder económico”.

“PS é muito permeável ao poder económico”

A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, critica o PS de António Costa, com quem as relações arrefeceram após o chumbo do BE ao Orçamento do Estado e o fim da geringonça. “O PS é muito permeável ao poder económico”, alerta Catarina Martins, dizendo que “teme que aumente” com a chegada da bazuca de fundos comunitários para combater a crise económica. “Não há abertura do Governo a alterar relações estruturais no país, para que estes investimentos europeus tenham uma repercussão real nas condições de vida das classes trabalhadoras”. Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado) e Rádio Renascença (acesso livre).

Mais de 30% dos hotéis não sabem se abrem este ano

Numa altura em que o desconfinamento é ainda uma incógnita e a recuperação do turismo e das viagens é incerta, mais de um terço dos hotéis não sabe se vai abrir. O impacto da vacinação nas reservas não foi o esperado, pelo que 35% esperam reabrir mas não têm perspetivas de quando poderão fazê-lo, ainda não sabem se irão reabrir ou não têm mesmo intenção de o fazer este ano, segundo os dados da Associação da Hotelaria de Portugal. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Cerca de 50 mil cafés e restaurantes em risco de fechar portas

Cerca de 50 mil restaurantes e similares que existem em Portugal estão “em situação de falência” de acordo com a Associação Nacional de Restaurantes Pro.Var. O valor representa quase metade dos 90 mil estabelecimentos do país, sendo que o cenário definido pela Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) é menos dramático: 36% dizem ponderar a insolvência. Os dados recolhidos pelas duas associações mostram o impacto das restrições impostas para conter o coronavírus. “O balão de oxigénio ganho no verão não é suficiente para aguentar a nova vaga”, alerta Daniel Serra, da Pro.Var. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Mãe do primeiro-ministro quer escolas fechadas um ano

A mãe do primeiro-ministro, Maria Antónia Palla, defende que as escolas devem ficar fechadas um ano. Os estabelecimentos escolares foram os últimos a fechar neste confinamento, e o Executivo tem vindo a sinalizar que a reabertura deverá começar pelas escolas. A ex-jornalista defende que não compreende porque serão as crianças as primeiras a testar o desconfinamento, apontando que não se fala do que se ganha ao estarem em casa. “Senhor Presidente, não deixe abrir as escolas”, apela a mãe do primeiro-ministro. Leia a notícia completa na Sábado (link indisponível).

Aeroporto em Alcochete custa mais seis mil milhões de euros

A construção de um aeroporto complementar de Lisboa em Alcochete “irá custar mais seis mil milhões de euros aos contribuintes” face ao que estava previsto no projeto para o Montijo, segundo o presidente da ANA – Aeroportos, José Luís Arnaut. Seria necessário um investimento de 7,6 mil milhões de euros para avançar com a obra, sendo que 5 mil milhões de euros em dinheiro público seriam só para construir infraestruturas de acesso, incluindo uma terceira travessia sobre o Tejo e um comboio. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Catarina Martins, Alcochete e escolas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião