Bruxelas garante mais quatro milhões de vacinas da Pfizer até ao final de março

  • Lusa
  • 10 Março 2021

A Comissão Europeia esclarece que este reforço de quatro milhões de doses da Pfizer destina-se “a combater os focos de coronavírus e facilitar a livre circulação fronteiriça”.

A comissão Europeia anunciou esta quarta-feira um acordo com a BioNTech-Pfizer para o fornecimento de mais quatro milhões de doses de vacinas da Covid-19 aos Estados-membros nas próximas duas semanas.

Este reforço de quatro milhões de doses destina-se “a combater os focos de coronavírus e facilitar a livre circulação fronteiriça”. Em comunicado, o executivo comunitário salienta que a vacina da farmacêutica BioNTech-Pfizer “provou ser altamente eficaz contra todas as variantes actualmente conhecidas” do coronavírus SARS-CoV-2.

Bruxelas diz ainda que “está a acompanhar de perto a evolução da situação epidemiológica nos Estados-membros”, alertando para o desenvolvimento de focos de Covid-19, nomeadamente causados por estirpes mais contagiosas, apesar de a campanha de vacinação ter contribuído para a redução de mortes na União Europeia.

“Através da sua utilização específica onde são mais necessárias, em particular nas regiões fronteiriças, estas doses também ajudarão a assegurar ou restaurar a livre circulação de bens e pessoas”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

As quatro milhões de doses suplementares serão disponibilizadas para compra aos Estados-membros, proporcionalmente à sua população e serão entregues antes do final de Março, assegura a Comissão Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas garante mais quatro milhões de vacinas da Pfizer até ao final de março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião