Nas notícias lá fora: Comissão Europeia, Inditex e Lego

O grupo Inditex encerrou 2020 com um resultado líquido de 1.106 milhões de euros, uma quebra de 70% face ao ano anterior, enquanto a Lego registou o maior crescimento em cinco anos.

A BlackRock, considerada a maior gestora de ativos a nível mundial, garantiu aos clientes que 17% dos seus ativos são considerados sustentáveis, seguindo as normas da União Europeia, ao mesmo tempo, os grandes fundos de pensões britânicos comprometem-se com a neutralidade carbónica até 2050. Ainda no plano empresarial, o grupo Inditex fechou 2020 com um resultado líquido positivo, apesar da quebra de 70% face ao ano anterior, enquanto a Lego registou o maior crescimento em cinco anos. No plano político, os Estados-membros apoiam a proposta da Comissão Europeia para avançar legalmente contra o Reino Unido por causa dos controlos de fronteira no mar irlandês.

Reuters

BlackRock diz que 17% dos seus ativos são considerados sustentáveis, segundo as regras da UE

A BlackRock, considerada a maior gestora de ativos a nível mundial, garantiu esta quarta-feira aos clientes que 17% dos dois biliões de euros em ativos geridos pela empresa estão cobertos pelas novas regras ambientais, sociais e de governação da UE pelo que são considerados sustentáveis. “A nossa ambição é movimentar mais dinheiro para produtos sustentáveis ​​do que qualquer outro gestor de ativos na Europa”, disse Thomas Fekete, responsável pelo departamento de sustentabilidade da BlackRock para a Europeia, Médio Oriente e Ásia.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Politico

Estados-membros apoiam ação legal da Comissão Europeia contra o Reino Unido

Os Estados-membros apoiam a proposta da Comissão Europeia para avançar legalmente contra o Reino Unido por causa da sua decisão de prolongar unilateralmente o período de graça dos controlos na fronteira no mar irlandês, segundo o Politico, que cita fontes diplomáticas. A Comissão considera que os britânicos violaram a lei internacional, tal como já tinha acontecido há uns meses (numa decisão que foi depois revertida), e pondera retaliação na área dos serviços financeiros, que ficou fora do acordo do Brexit. O setor dos serviços financeiros britânico aguarda decisões de “equivalência” para manter a facilidade de acesso aos mercados europeus. A UE poderá usar este trunfo, mas arrisca-se a escalar o conflito com Londres.

Leia a notícia completa no Politico (acesso livre, conteúdo em inglês).

The Guardian

Grandes fundos de pensões britânicos comprometem-se com neutralidade carbónica até 2050

Os grandes fundos de pensões britânicos, com uma carteira de ativos avaliada em 870 mil milhões de libras, comprometeram-se com a redução das emissões de carbono do seu portfólio até ao alcance da neutralidade carbónica até 2050 ou mais cedo. Entre os grandes fundos estão Church of England, Lloyds Banking Group e National Grid. Há ainda outros a aderir a este compromisso, incluindo fundos da Escandinávia e de Nova Iorque. A promessa foi coordenada no Institutional Investors Group on Climate Change, com sede em Londres, uma organização que lançou ferramentas para ajudar os investidores a alcançar portfolios com emissões líquidas de carbono zero. O Reino Unido continua assim no centro da luta contra as alterações climáticas até por ser o organizador da COP26, em Glasgow, em novembro deste ano.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

Cinco Dias

Grupo Inditex fecha 2020 com quebra de 70%, mas vai duplicar dividendos

O grupo Inditex, dono da Zara, encerrou 2020 com um resultado líquido de 1.106 milhões de euros, o que representa uma queda de 70% face ao ano anterior. Num ano marcado pela pandemia e visivelmente afetado pelo encerramento das lojas físicas, bem como restrições de horários, a procura pelo canal digital ajudou a amparar as quedas. Apesar de ter tido um ano com resultados positivos, 2020 ficará para a história da empresa por ter sido a primeira em que faturação encolheu face ao ano anterior. O grupo liderado por Amancio Ortega faturou 20.402 milhões no ano passado, ou seja, menos 28% do que em 2019. Ainda assim, a empresa vai manter a sua política de distribuição de dividendos aos acionistas, e vai distribuir 0,70% por ação. Trata-se do dobro do que distribuiu no ano passado.

Leia a notícia completa no Cinco Dias (acesso livre, conteúdo em espanhol.

Financial Times

Lego regista maior crescimento em cinco anos

A Lego registou em 2020 o seu maior crescimento em cinco anos. A empresa dinamarquesa juntou os jogos digitais do Super Mario aos “tijolos” físicos e, assim, conseguiu alcançar um aumento de 13% das vendas, com o lucro a subir 19%. A Lego conseguiu superar o crescimento das suas rivais norte-americanas, a Hasbro e a Mattel, e teve um desempenho superior à média do mercado dos brinquedos. Segundo o Financial Times, foi a estratégia de aumentar as vendas online e de aumentar a gama de produtos que beneficiou a Lego. A empresa está confiante de que conseguirá voltar a conquistar quota de mercado em 2021.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago e conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Comissão Europeia, Inditex e Lego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião