Hoje nas notícias: Remodelação, Santana Lopes e SNS

  • ECO
  • 15 Março 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

André Silva vai deixar em junho a liderança do PAN em junho. Mais de 50% dos inquiridos numa sondagem defende que António Costa deve remodelar o Governo. Santana Lopes poderá ser o candidato do PSD à Câmara de Torres Vedras. O SNS nunca teve tantos profissionais como no primeiro mês do ano. O aumento de crimes imputados a vários arguidos da Operação Marquês pode levar à prescrição de várias situações investigadas pelo Ministério Público.

Sondagem aponta para remodelação do Governo com saída de Cabrita

Mais de 50% dos inquiridos numa sondagem defende que o primeiro-ministro António Costa deve remodelar o Governo, com quase metade a mostrar-se favorável a uma remodelação até ao verão e a indicar Eduardo Cabrita (Administração Interna) e Francisca Van Dunem (Justiça) à frente da lista dos ministros mais remodeláveis.

Santana Lopes apontado para liderar lista do PSD em Torres Vedras

Pedro Santana Lopes poderá ser o candidato do PSD à Câmara de Torres Vedras depois de afastada a hipótese de concorrer a Figueira da Foz. Se isso acontecer, o antigo líder dos sociais-democratas, hoje independente após saída do Aliança, irá enfrentar Carlos Bernardes, do PS, que assumiu a autarquia em 2015 após o então líder camarário Carlos Miguel ter sido convidado para o Governo por António Costa. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

André Silva deixa liderança do PAN em junho

André Silva vai deixar em junho a liderança do PAN e o seu lugar de deputado na Assembleia da República, segundo anunciou este domingo num e-mail enviado aos militantes do partido. O dirigente disse que pretende “equilibrar a vida pessoal e familiar com a vida profissional” e que quer “o comboio da paternidade” e defendeu que “as pessoas não devem eternizar-se nos cargos”. André Silva deixará a direção do partido após o congresso que se realiza no dia 5 ou 6 de junho e renunciará também ao mandato no Parlamento “nessa altura”. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

SNS tem mais 10 mil profissionais de saúde que o ano passado

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) nunca teve tantos profissionais. São quase mais 10 mil do que no início do ano passado. De acordo com os dados mais recentes do Portal da Transparência do SNS, durante os meses da pandemia o número de enfermeiros, assistentes operacionais e de médicos cresceu de forma expressiva, principalmente em janeiro, mês que o SNS estava completamente em rutura devido ao aumento de infetados e mortes por Covid-19. Contas feitas, em janeiro deste ano, o SNS tinha 147.075 trabalhadores, mais 9.889 do que no período homólogo. Leia a notícia no jornal Público (acesso pago).

Aumento de crimes na Operação Marquês pode “safar” Sócrates

O juiz Ivo Rosa acrescentou mais crimes a vários arguidos do processo Marquês. Este aumento pode levar à prescrição de várias situações investigadas pelo Ministério Público (MP). Em fevereiro do ano passado, o juiz Ivo Rosa deu a conhecer a alteração da acusação e afirmou que os crimes de fraude fiscal estavam mal contabilizados, enumerou que os do ex-primeiro-ministro, José Sócrates, passavam de três para 10 e os de Santos Silva triplicavam. Ivo Rosa escrevia que “o enquadramento jurídico feito pelo MP quanto aos crimes fiscais está incorreto e inconsistente” e não compreendia porque Sócrates estava acusado de apenas três crimes de fraude fiscal quando, olhando para a acusação, existiam 10, um por cada entrega de IRS entre 2006 e 2015. Com este entendimento, os crimes até 2011 já prescreveram. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Remodelação, Santana Lopes e SNS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião