Portugal e Espanha com fronteiras encerradas até 6 de abril

Ligações terrestres entre os dois países permanecem suspensas, entre as 00h00 do dia 17 de março, até às 23h59 do dia 5 de abril de 2021.

Portugal e Espanha decidiram manter fechadas as fronteiras terrestres entre ambos os países até 6 de abril, depois da Páscoa, por forma a conter a propagação da pandemia de Covid-19. A informação já tinha ido previamente avançada pelo ministro da Administração Interna, mas foi publicada esta segunda-feira em Diário da República.

Oficialmente, foi o governo espanhol que anunciou primeiro o prolongamento da medida, através de uma ordem publicada no Boletim Oficial do Estado (BOE). Segundo a ordem do Ministério do Interior de Espanha, apenas os cidadãos espanhóis e os seus cônjuges ou parceiros registados no registo público e descendentes que vivem ao seu cuidado poderão entrar em território espanhol, bem como outras exceções.

Depois, Portugal confirmou a decisão tomada conjuntamente. “Manteve-se assim o controlo de pessoas nas fronteiras internas portuguesas, a suspensão da circulação ferroviária transfronteiriça, exceto para o transporte de mercadorias e a suspensão do transporte fluvial entre Portugal e Espanha”, lê-se no despacho.

Os pontos de passagem são os mesmos 18 que no despacho anterior.

A medida irá produzir efeito “a partir das 00h00 do dia 17 de março de 2021, vigorando até às 23h59 do dia 5 de abril de 2021”.

Ainda não há certezas se, depois deste período, será ou não levantada a restrição de circulação. Quando o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, revelou que as fronteiras iriam ficar encerradas até à Páscoa, referiu ainda que a situação estava a evoluir de forma favorável. “Espero que esta evolução se consolide permitindo depois reabrir, aquilo que todos desejamos, uma circulação com precaução, mas uma circulação plena entre Portugal e Espanha”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal e Espanha com fronteiras encerradas até 6 de abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião