“Vacinas melhoradas” contra a Covid-19 podem chegar ainda este ano, diz OMS

  • ECO
  • 15 Março 2021

De acordo com a Bloomberg, uma cientista da OMS adiantou ainda que se pode aguardar, "em 2022", o "aparecimento de vacinas melhoradas" de combate à Covid-19.

Novas vacinas contra a Covid-19 podem estar prontas para utilização no final de 2021 ou em princípios de 2022, adiantou Soumya Swaminathan, cientista de topo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentro deste leque podem estar vacinas armazenadas à temperatura ambiente e que não necessitam de agulhas para serem administradas, adianta a Bloomberg (acesso livre, conteúdo em inglês).

Neste momento, adianta, entre seis a oito novos fármacos preparam-se para completar os estudos clínicos necessários para a posterior aprovação. Uma análise das instituições reguladoras responsáveis poderá acontecer até final do ano. Em entrevista, o cientista referiu ainda que, embora a OMS esteja satisfeita com as vacinas já existentes para combater a doença, pode aguardar-se, “em 2022”, o “aparecimento de vacinas melhoradas”.

Entre as diversas vacinas que estão agora em fase experimental, muitas delas caracterizam-se por serem de administração única ou administradas por via oral, através da pele ou por via de spray nasal. Na perspetiva de Soumya Swaminathan, estas novas tipologias de vacinas poderão ser mais adequadas a públicos-alvo bem específicos, como é o caso das mulheres grávidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Vacinas melhoradas” contra a Covid-19 podem chegar ainda este ano, diz OMS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião