Um em cada cinco portugueses tem mais de 65 anos

Mais de 22% da população portuguesa é idosa com mais de 65 anos. Portugal é o quarto país da União Europeia com a maior percentagem de população idosa.

Mais de um em cada cinco cidadãos da União Europeia (UE) tem mais de 65 anos, mostram os dados do Eurostat. Itália é o Estado-membro com maior percentagem de idosos, mas Portugal surge como o quarto país onde este indicador é mais elevado: 22,1%, também um em cada cinco.

No ano passado, 20,6% da população da UE tinha 65 ou mais anos, uma fatia três pontos percentuais maior do que a registada na década anterior. Numa análise aos vários Estados-membros, Itália surge como o país com mais idosos (23,2%), seguido da Grécia e da Finlândia (ambos com 22,3%) e, em quarto lugar, Portugal (22,1%).

População idosa nos Estados-membros da UEEurostat

Pelo contrário, a Irlanda (14,4%) e o Luxemburgo (14,5%) surgem como os países onde a percentagem de população idosa é mais baixa: cerca de uma em cada sete pessoas tem 65 ou mais anos.

Numa análise mais fina, em termos regionais, as maiores percentagens de população idosa foram encontradas em Chemnitz (29,3%) na Alemanha; mas também em Ligúria (28,7%), Itália; e em Épiro (27,3%), na Grécia. Já as percentagens mais baixas observaram-se em duas regiões ultramarinas de França — Mayotte (2,7%) e Guiana Francesa (6,1%) — e na região autónoma espanhola de Melilla (11,1%).

Olhando para Portugal, observa-se que a região Centro tem uma taxa de população idosa entre os 17,5% e os 20%, enquanto as regiões Norte, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve têm entre 20% e 22,5% de população idosa. O Alentejo é a região com maior percentagem de pessoas com 65 ou mais anos: mais de 25%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um em cada cinco portugueses tem mais de 65 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião