Lisboa segue quedas na Europa com novos recuos da Galp e BCP

A bolsa de Lisboa volta a desvalorizar, perante a queda das ações do BCP e da Galp Energia. Novos confinamentos na Europa pesam no sentimento dos investidores.

As bolsas europeias estão a seguir as quedas dos mercados asiáticos, à medida que os investidores vão digerindo as notícias sobre novos confinamentos em algumas partes da Europa. A praça portuguesa também cai, pela segunda sessão consecutiva.

O índice de referência Stoxx 600 recua 0,4%, enquanto o britânico FTSE 100 cai 0,7%, o francês CAC-40 perde 0,5% e o alemão DAX desvaloriza 0,5%. Na Península Ibérica, as bolsas espanhola e portuguesa registam recuos na mesma linha, com o IBEX-35 a ceder 0,5% e o PSI-20 a cair 0,58%, para 4.810,94 pontos.

Banca, energia e telecomunicações são dos setores que mais pressionam a bolsa de Lisboa. O BCP cai 1,23%, para 11,25 cêntimos, prolongando a queda de 2,32% registada na segunda-feira.

A Galp Energia recua 1,12%, para 9,962 euros por ação, continuando a ser penalizada pela desvalorização do petróleo nos mercados internacionais. O barril de crude está a cotar em Londres a 63,65 dólares, menos 1,5% do que no arranque da semana.

Evolução das ações da Galp Energia na bolsa de Lisboa:

Do petróleo para a eletricidade, a EDP desvaloriza 0,81%, enquanto a EDP Renováveis apresenta uma queda mais ligeira, de 0,12%.

Com menor ponderação no índice, mas mesmo assim em destaque, a Altri apresenta o pior desempenho da sessão, caindo 1,5%, enquanto os CTT desvalorizam 1,42%, para 3,135 euros por ação. A construtora Mota-Engil finaliza o top de quedas com um recuo de 0,98%, para 1,41 euros.

A impedir uma queda mais expressiva da bolsa de Lisboa está a subida de 0,68% da Jerónimo Martins. Mas é a Ramada Investimentos que brilha, com um avanço significativo de 4,21%.

Além dos condicionalismos da pandemia, os investidores estarão expectantes para assistir à audição conjunta, no Congresso dos EUA, de Jerome Powell, presidente da Fed, e de Janet Yellen, secretária do Tesouro e ex-presidente do banco central norte-americano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa segue quedas na Europa com novos recuos da Galp e BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião