Portugal quer atingir “95 mil a 100 mil vacinas por dia” no segundo trimestre

"Estamos num ritmo crescente administração de vacinas. Esse ritmo vai atingir os 95 mil a 100 mil vacinas por dia" no segundo trimestre, revelou o vice-almirante Gouveia e Melo.

Apesar dos atrasos na produção de vacinas, o ritmo de administração de vacinas contra a Covid-19 está a acelerar, sendo expectável que Portugal atinja uma média de 95 mil vacinadas administradas por dia no segundo trimestre, segundo revelou o coordenador da task force esta terça-feira.

“Estamos num ritmo crescente administração de vacinas. Esse ritmo vai no segundo trimestre atingir os 95 mil a 100 mil vacinas por dia“, aponta o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, na reunião do Infarmed desta terça-feira. Assim Portugal deverá passar de cerca de 60 mil doses administradas em abril por dia, para “um ritmo superior a 100 mil” entre maio e junho. “No período todo, a média será 95 mil vacinas/dia, que é um número muito elevado de vacinas por dia”, sinaliza o coordenador da task force responsável por delinear o plano de vacinação contra a Covid-19.

Segundo o vice-almirante, Portugal tem contratualizadas 11,3 milhões de vacinas para o segundo trimestre, sendo que em abril “chegarão a território nacional cerca de 1,8 milhões de vacinas”. Ao mesmo tempo, a previsão para o terceiro trimestre são 14,9 milhões de vacinas. Nesse sentido, a estimativa é ter 70% da população portuguesa com pelo menos uma dose da vacina até “ao fim do verão”, sendo que o cenário pode ser antecipado se estas 14,9 milhões de doses se confirmarem.

No total, desde que arrancou o plano de vacinação em Portugal, a 27 de dezembro de 2020, já foram administradas 1,3 milhões de doses de vacinas, sendo que esta semana vão ser administradas 277 mil vacinas, incluindo as da Astrazeneca que ficaram suspensas na semana passada. Por fim, o vice-almirante revelou que esta semana será atingido a fasquia de um milhão de portugueses com a primeira dose e meio milhão com a segunda dose da vacina.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal quer atingir “95 mil a 100 mil vacinas por dia” no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião