Portugal regista mais 11 mortes e 575 casos de Covid-19

Desde o início da pandemia, foram confirmados em Portugal 818.787 casos de Covid-19 e 16.805 óbitos, revela o mais recente boletim epidemiológico da DGS.

Em Portugal, foram identificados 575 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), desde o último balanço morreram mais 11 pessoas com Covid-19. Desde o início da pandemia o país soma 818.787 casos e 16.805 óbitos por Covid-19.

Esta quarta-feira o número de recuperados subiu em relação ao dia anterior, para os 769.838. São mais 752 do que no anterior balanço. O número de casos ativos em Portugal continua, por outro lado, a descer. Atualmente, existem 32.144 casos de infeção em território nacional, menos 188 do que na terça-feira.

O número de doentes internados e em cuidados intensivos prossegue com a sua tendência decrescente. O mais recente boletim da DGS dá conta de um total de 712 casos de internamento (menos 31 que no dia anterior), com 155 dos doentes a estarem em unidades de cuidados intensivos (menos quatro).

Dos 11 óbitos registados esta quarta-feira, mais de metade (seis) foram contabilizados na região de Lisboa e Vale do Tejo. Segue-se a região Centro, com quatro mortes por Covid-19, e a região Norte, com apenas um falecimento. Nas outras regiões do país não foi identificado qualquer óbito.

No que toca ao número de novos casos confirmados, é também a região de Lisboa e Vale do Tejo que se destaca pelas piores razões, com 262 novos registos de infeção pelo SARS-CoV-2, seguida da região Norte (mais 142) e Centro (mais 68). Com melhores registos encontram-se o Algarve (mais 53) e a Madeira (mais 39), bem como a região do Alentejo (mais seis) e dos Açores (mais cinco).

O boletim epidemiológico dá ainda conta de menos 20 pessoas sob vigilância ativa das autoridades de saúde, depois de terem estado em contacto com outro caso positivo. No total, estão 14.898 pessoas nesta situação.

Índice de transmissibilidade com ligeira subida

Comparando com os valores divulgados na terça-feira, que davam conta que o índice de transmissibilidade em Portugal, o R(t), se fixava nos 0,89, o mais recente boletim epidemiológico alerta para uma ligeira subida neste valor. Atualmente, o R(t) é de 0,91, tanto na globalidade do território nacional, como no continente.

No caso da incidência da doença, esta continua a sua trajetória descendente. Na terça-feira, o boletim da DGS indicava a existência, em todo o país, de 81,3 casos de infeção por 100 mil habitantes. Os dados mais recentes indicam que este valor baixou para os 77,6 casos de infeção pelo novo coronavírus por cada 100 mil habitantes em Portugal. Em território continental, o valor é ainda mais reduzido (67,7 casos por 100 mil habitantes).

(Notícia atualizada às 14h29)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal regista mais 11 mortes e 575 casos de Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião