Confia na vacina da AstraZeneca? 74% dos leitores do ECO dizem que sim

  • Tiago Lopes
  • 23 Março 2021

O Infarmed e a Direção-Geral da Saúde voltaram a autorizar a vacina da AstraZeneca em Portugal, mas será que os portugueses mantém a confiança nesta vacina?

A vacina da AstraZeneca voltou a ser administrada em Portugal Continental — nos Açores e na Madeira já tinha sido retomada a vacinação — depois de no dia 15 de março, a Direção-Geral da Saúde e o Infarmed terem decido suspender o uso desta vacina no seguimento de vários relatos de casos graves de coágulos sanguíneos em algumas pessoas a quem fora inoculada.

“Como sabem o plano de vacinação sofreu uma pausa no que concerne a vacina da AstraZeneca e vai ser posto em marcha outra vez a partir de segunda-feira (22 de março). Vamos retomar o plano, acelerando-o e recuperando o atraso que foi feito”, garantiu o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

No momento em que Portugal decidiu suspender a vacina, outros países já tinham tomado esta decisão, como, por exemplo, Itália, Espanha, Noruega, França, Suécia, Dinamarca, Finlândia, entre outros.

Após a suspensão, Portugal voltou a autorizar a vacina da AstraZeneca depois da Agência Europeia do Medicamento ter concluído que os benefícios de tomar a vacina da AstraZeneca continuam a ser muito superiores aos riscos.

Com receio que a desconfiança dos portugueses aumentasse em relação a esta vacina, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo lembrou que “o princípio no processo de vacinação é a não escolha da vacina, porque as vacinas aprovadas são igualmente boas e seguras”, avisando que quem se recusar a receber a vacina vai para o fim da fila e mesmo nessa altura não vai poder escolher qual a marca a tomar.

Para ajudar a perceber qual o sentimento dos portugueses em relação à vacina da AstraZeneca, o ECO lançou um questionário no Facebook com a seguinte pergunta: Quando for chamado para a vacinação contra a Covid-19, se a vacina for a da AstraZeneca, aceita?

Num universo de 1.800 votantes, 74% responderam de forma afirmativa, enquanto 26% responderam que não aceitam a vacina da AstraZeneca.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confia na vacina da AstraZeneca? 74% dos leitores do ECO dizem que sim

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião