Quem recusar vacina da AstraZeneca vai para o fim da fila

  • ECO
  • 19 Março 2021

Quem recusar tomar a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 vai para o fim da fila e terá que ficar à espera.

A Agência Europeia do Medicamento garante que a vacina da AstraZeneca é “segura e credível”. Perante o veredicto final, Portugal vai retomar a vacinação com a AstraZeneca a partir de segunda-feira e quem se recusar a receber a vacina vai para o fim da fila e mesmo assim não podendo escolher a marca a tomar, avança o Público.

Mesmo na última fase, a vacina que estiver disponível é aquela que será administrada. “O princípio no processo de vacinação é a não escolha da vacina, porque as vacinas aprovadas são igualmente boas e seguras”, justifica o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

Esta decisão acontece numa altura que ainda antes desta interrupção da vacina da AstraZeneca, os profissionais no terreno já estavam a ser confrontados com recusas de algumas pessoas que queriam ser imunizadas com as outras vacinas disponíveis, como a da Pfizer e a da Moderna. “Já tivemos médicos e médicos dentistas, por exemplo, a recusar-se, mas a regra é simples: não dá para escolher. Seria ingerível. Se as pessoas não aceitam a regra, e têm esse direito, vão ter que esperar. Serão vacinadas no verão ou depois do verão”, explica José Luís Biscaia, diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quem recusar vacina da AstraZeneca vai para o fim da fila

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião