Depois da decisão da EMA, Itália, França e Alemanha retomam vacinação com AstraZeneca

A EMA deu parecer positivo quanto à segurança da vacina da AstraZeneca. Vários países europeus retomaram a vacinação, entre os quais Itália, França e Espanha.

O Governo italiano anunciou, esta quinta-feira, depois da decisão da Agência Europeia do Medicamento (EMA, em inglês), que irá retomar a imunização da população com a vacina da AstraZeneca já esta sexta-feira, a partir das 15h (hora local). Foi o primeiro executivo a reagir à decisão da EMA de classificar esta vacina como “segura e eficaz”, e muito seguiram o exemplo, entre os quais Portugal.

França e Alemanha decidiram também retomar a vacinação esta sexta-feira, dia 19 de março. Espanha espera recomeçar a vacinar com a Astrazeneca na próxima quarta-feira. “A vacina não está associada ao aumento do risco geral de evento de tromboembolismo ou coágulos“, assegurou Emer Cooke, diretora executiva do regulador europeu.

Tendo em conta o anúncio da EMA, a Aifa (regulador do medicamento italiano) escreveu, em comunicado, que, depois de consultar o Ministério da Saúde e entidades competentes, “os motivos da proibição cautelar do uso de lotes de vacinas, emitida a 15 de março de 2021”, já não estão válidos. “Amanhã assim que o Comité de Medicamentos para Uso Humano emitir o seu parecer, a Aifa irá proceder ao levantamento da proibição do uso da vacina AstraZeneca, permitindo assim o recomeço completo da campanha de vacinação a partir da 15h”, revela, em comunicado, citado pelo jornal italiano La Repubblica.

O mesmo já foi confirmado pelo mais recente primeiro-ministro, Mario Draghi: “O governo italiano acolhe a decisão da EMA sobre a vacina da AstraZeneca. A administração com AstraZeneca será retomada já amanhã”, afirmou.

PM francês vai ser vacinado na 6.ª feira com AstraZeneca

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, vai vacinar-se sexta-feira com a vacina AstraZeneca para demonstrar o fármaco é de confiança após a segunda luz verde das autoridades sanitárias europeias, enquanto os números da pandemia continuam a subir.

O anúncio da vacinação do primeiro-ministro foi confirmado ao jornal Le Figaro e deve acontecer perante as câmaras de televisão, para reforçar a confiança dos franceses nesta vacina após alguns dias de dúvida devido aos casos de trombose em diferentes países europeus.

A administração da vacina AstraZeneca foi suspensa em França na segunda-feira e após a reavaliação feita esta quinta-feira pelas autoridades europeias vai voltar a ser autorizada no país.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois da decisão da EMA, Itália, França e Alemanha retomam vacinação com AstraZeneca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião