Lisboa brilha na Europa com subida de 2% da Galp Energia

A bolsa de Lisboa destaca-se entre as pares europeias ao subir 1%. A Galp ganha mais de 2%, depois de comunicar o arranque da construção do seu primeiro projeto solar já em abril.

Depois de uma sessão de ganhos expressivos nos mercados asiáticos, as bolsas europeias abriram em terreno positivo. Os investidores estão mais otimistas com a recuperação económica global, aproveitando as quedas recentes para reforçarem posições.

O índice de referência europeu Stoxx 600 sobe 0,5% e o sentimento positivo pinta as principais praças europeias de verde. O britânico FTSE 100 ganha 0,7%, tal como o alemão DAX. O francês CAC-40 avança 0,5% e, na Península Ibérica, os ganhos são mais expressivos: o espanhol IBEX-35 sobe 0,9%, enquanto o português PSI-20 sobe 1,05%, para 4.813,7 pontos.

Alguns dos setores da bolsa de Lisboa mais penalizados nas sessões anteriores contribuem agora, de forma mais expressiva, para os ganhos registados pelo índice. É o caso da Galp Energia, que avança 2,16%, para 9,916 euros. A petrolífera reage positivamente ao avanço de mais de 2% do Brent, para 63,26 dólares, mas também à notícia de que vai iniciar em abril a construção do seu primeiro projeto solar.

Evolução das ações da Galp em Lisboa:

De igual forma, o BCP beneficia do otimismo dos investidores e ganha 1,74% em bolsa, para 11,67 cêntimos por ação, assim como a família EDP. A casa-mãe soma 0,5%, para 4,871 euros, enquanto a EDP Renováveis valoriza 1,32%, para 16,94 euros.

Destaque ainda para a subida de 1,12% da operadora Nos, havendo ainda ganhos notórios entre as papeleiras, acima de 1%, como é o caso da Altri e da Navigator. Os CTT valorizam 1,40%, para 3,25 euros por ação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa brilha na Europa com subida de 2% da Galp Energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião