João Ferreira abandona Parlamento Europeu e é substituído por João Pimenta Lopes

O eurodeputado comunista vai abandonar o Parlamento Europeu e será substituído por João Pimenta Lopes, o qual tinha sido eurodeputado na legislatura anterior.

O ex-candidato presidencial e atual candidato às eleições autárquicas em Lisboa, João Ferreira, vai abandonar o Parlamento Europeu a partir de julho. A informação foi revelada esta segunda-feira pelo secretariado do Comité Central do PCP num comunicado onde indica que João Pimenta Lopes, ex-eurodeputado do PCP, irá assumir o lugar.

“O Secretariado do Comité Central do PCP informa que João Ferreira, que exerce funções como deputado do PCP no Parlamento Europeu, desde o mandato iniciado em 2009, será substituído, a partir de julho, por João Pimenta Lopes, candidato do PCP na lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, que se realizaram em 2019”, lê-se no comunicado enviado esta segunda-feira. João Ferreira abandona o Parlamento Europeu mais de 10 anos após o arranque do seu mandato.

O PCP não explica concretamente o que justifica esta substituição, mas subentende-se que estará relacionado com um maior foco de João Ferreira na política nacional, principalmente com a campanha das autárquicas em Lisboa. O eurodeputado foi recentemente candidato presidencial, ao mesmo tempo que era eurodeputado, e o seu nome é apontado como o sucessor mais provável de Jerónimo de Sousa na liderança do partido.

O comunicado diz apenas que João Ferreira “prosseguirá a sua intervenção e responsabilidades designadamente no âmbito das eleições autárquicas, no quadro das quais encabeçará a lista da Coligação Democrática Unitária (CDU) à Câmara Municipal de Lisboa, correspondendo assim à importância da cidade de Lisboa e da resposta aos problemas de quem nela vive e trabalha“.

A sua substituição será feita por alguém que já conhece bem os cantos à casa. João Pimenta Lopes, que também é biólogo tal como Ferreira, foi eurodeputado entre 2016 e 2019 quando o PCP tinha três deputados no Parlamento Europeu. Em 2019, nas eleições europeias, o partido perdeu um lugar para o Bloco de Esquerda, elegendo apenas João Ferreira e Sandra Pereira.

Porém, Pimenta Lopes encontra-se já a trabalhar no Parlamento Europeu uma vez que exerce atualmente funções no secretariado político do grupo Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica onde estão inseridos os eurodeputados comunistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

João Ferreira abandona Parlamento Europeu e é substituído por João Pimenta Lopes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião