Reabertura de escolas “é um virar de página que se espera sem recuo, irreversível”, diz Marcelo

O Presidente da República apela a um "esforço nacional" para que o desconfinamento avance, nomeadamente nas escolas.

Arrancou esta segunda-feira mais uma fase do desconfinamento, com os alunos dos 2.º e 3.º ciclos a retomar as aulas presenciais. O Presidente da República reitera que esta reabertura das escolas, que se iniciou a 15 de março e terá uma próxima fase a 19 de abril, “é um virar de página que se espera sem recuo, irreversível”.

Marcelo Rebelo de Sousa reitera que o regresso às escolas, nomeadamente neste que apelida de um “dia histórico”, “é bom para todos, para famílias, professores, todos que trabalham na comunidade educativa, diretores, mas sobretudo para crianças e jovens do nosso país”, em declarações transmitidas pela RTP3.

Olhando para as próximas fases, o Presidente pede a todos portugueses que engrenem neste esforço nacional, para que seja possível que dia 19 mais de um milhão e meio de alunas e alunos por todo o país, até ao secundário” regressem às escolas. Apela então a este esforço para “o retrato de um país que vai regressando ao que é possível da sua vida normal”.

“Queremos que o processo de abertura continue”, reitera o Presidente, o que “passa pelo comportamento de todos, em particular no mês de abril”. Isto porque “é em abril que se consolida processo de desconfinamento”.

Questionado pelos jornalistas, o Chefe de Estado adiantou ainda que vai receber o governador do Banco de Portugal, e depois, ao longo das próximas semanas, António Costa Silva, “economistas de várias escolas, pensamentos, gestores, empresários e responsáveis do mundo do trabalho”, por forma a “olhar para a vida do país nos próximos anos”.

“A ideia é dar força àquilo que é tarefa coletiva, do ponto de vista executivo compete ao Governo liderar, com os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência e fundos europeus anuais do Quadro Financeiro Plurianual, e depois o contributo de toda a sociedade portuguesa”, explicou Marcelo Rebelo de Sousa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reabertura de escolas “é um virar de página que se espera sem recuo, irreversível”, diz Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião