Portugal propõe posição comum da UE sobre vacina da Astrazeneca

  • ECO
  • 12 Abril 2021

Marta Temido propõe que os 27 adotem uma posição comum sobre a vacina Astrazeneca. Um bom ponto de partida pode ser a sua limitação a uma determinada faixa etária.

A presidência portuguesa da União Europeu enviou uma carta aos ministros europeus da Saúde a propor uma posição comum no uso da vacina da Astrazeneca.

De acordo com a Bloomberg, que teve acesso à carta, Portugal sugere que a vacina seja limitada a pessoas acima dos 60 anos, uma política entretanto recomendada pelas autoridades de saúde portuguesas.

“Há muitas maneiras de tentar estabelecer uma posição europeia e restringir a administração da vacina AstraZeneca às mesmas faixas etárias pode ser um bom ponto de partida”, lê-se na carta assinada pela ministra Marta Temido e data de dia 9 de abril.

A proposta portuguesa surgiu poucas horas depois do conselho de ministros europeus da Saúde ter reunido de urgência para decidir o que fazer com o anúncio do regulador do medicamento europeu (EMA), que encontrou uma “possível ligação” entre a vacina Astrazeneca e a formação de coágulos. Dessa reunião de emergência resultou um impasse, com cada um dos países dos 27, entre os quais Portugal, a adotar uma política nacional para a administração da vacina Astrazeneca.

A carta de Marta Temido reconhece que “os Estados membros estavam profundamente divididos” e que “a delicadeza do assunto deixou muitos frustrados”. Tal como Portugal também a Itália e a Alemanha recomendaram que a vacina Astrazeneca seja usada apenas em pessoas com mais de 60 anos.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal propõe posição comum da UE sobre vacina da Astrazeneca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião