Indicadores compostos avançados da OCDE continuam a fortalecer-se em março

  • Lusa
  • 13 Abril 2021

No Japão, Canadá e na zona euro no seu conjunto, particularmente na Alemanha e Itália, os CLI (Composite leading indicators) apontam agora para um aumento constante.

Os indicadores compostos avançados da OCDE, que assinalam mudanças antecipadas no ciclo económico, continuaram a fortalecer-se na maioria das grandes economias em março, foi anunciado esta terça-feira.

Num comunicado, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) afirma que no Japão, Canadá e na zona euro no seu conjunto, particularmente na Alemanha e Itália, os CLI (Composite leading indicators) apontam agora para um aumento constante.

Para França, e agora Reino Unido, os CLIs sinalizam agora um crescimento estável, adianta a OCDE. Nos Estados Unidos, o CLI continua a aumentar a um ritmo constante, impulsionado pela expansão da confiança do consumo.

Entre as principais economias emergentes, os CLI para a Índia, Rússia e o setor transformador da China continuam a expandir-se a um ritmo constante, mas no Brasil o CLI aponta para um abrandamento do crescimento.

A OCDE alerta que “os CLI devem continuar a ser interpretados com cuidado porque a mudança das medidas para conter a covid-19 e o progresso das campanhas de vacinação é suscetível de gerar flutuações mais elevadas do que o habitual e resultar em possíveis revisões”.

“Como sempre, a magnitude do CLI deve ser considerada como uma indicação da força do sinal e não como uma medida do grau de crescimento da atividade económica“, adianta a organização.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Indicadores compostos avançados da OCDE continuam a fortalecer-se em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião