Fuga de informação do Facebook está a ser investigada e pode resultar em multa bilionária

  • ECO
  • 14 Abril 2021

Segundo o Business Insider, caso a política de privacidade da União Europeia tenha sido desrespeitada durante o processo, a empresa poderá ter de pagar uma multa até 86 mil milhões de dólares.

Depois de uma fuga do Facebook ter levado a que uma base de dados, contendo informação de 533 milhões de pessoas, fosse divulgada num fórum online, o principal regulador europeu da proteção de dados começou a investigar a ocorrência. Segundo o Business Insider (acesso livre, conteúdo em inglês), a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda quer saber se a empresa violou alguma lei, enquanto tentava lidar com a situação.

O organismo, responsável pela supervisão do cumprimento das leis de privacidade, anunciou esta quarta-feira ter dado início a esta investigação. E caso a política de privacidade delineada pela União Europeia tenha sido desrespeitada, a empresa liderada por Mark Zuckerberg poderá ter de pagar uma multa que pode ir até 4% das suas receitas globais – o correspondente a 86 mil milhões de dólares.

O regulador adiantou já que acredita que estas regras “podem ter sido” ou até mesmo que “estão a ser infringidas”, no caso concreto dos “dados pessoais dos utilizadores do Facebook”. O Business Insider revela ainda que a empresa ainda não respondeu a qualquer pedido de comentário acerca destas acusações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fuga de informação do Facebook está a ser investigada e pode resultar em multa bilionária

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião